Menu

Incentivo Rural: Prefeitura de Itabirito disponibiliza adubo e árvores frutíreras aos produtores da cidade

28/02/2024 às 20:16
Tempo de leitura
2 min
Foto: Prefeitura de Itabirito
Foto: Prefeitura de Itabirito

Ao longo dessa semana, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Agronegocio e Desenvolvimento Rural, realizou a aquisição de adubos de plantio e cobertura para distribuir aos pequenos produtores e agricultores familiares da cidade. Ainda foram disponibilizados cerca de 6 mil árvores frutíferas grauitamente, como laranjas, tangerinas, limões, mexericas e abacates.

Distribuição de Mudas

Para o secretário de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, Rainer Cardoso, a distribuição de mudas é essencial no fomento a produção de qualidade, já que além de estimular a preservação e o desenvolvimento sustentável do setor agrícola, também é um importante fomento na diversificação da economia.

Inicialmente, os pequenos agricultores têm prioridade no programa de distribuição, logo em seguida, as mudas são disponibilizadas para o público em geral.

O programa que foi instituído por meio da Lei Municipal nº 3.561/21 distribui mais de 160 mil mudas em 2023 e a tendência é que esse número se mantenha, ou até mesmo aumente em 2024. A retirada é realizada no Viveiro Municipal e nos distritos de Acuruí e Bação.

Mudas disponíveis no Viveiro Municipal. Foto: Prefeitura de Itabirito

Adubo

A compra dos adubos de plantio e cobertura realizado pela Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Rural estão sendo destinadas aos pequenos produtores e familiares locais e são fundamentais na implantação de hortas e pomares, que na maioria das vezes, são destinadas à merenda escolar e à comercialização em feiras do município.

Em entrevista aos canais de comunicação da prefeitura, Rainer Cardoso ressaltou a importância dessa iniciativa:

A iniciativa visa, em conjunto com os programas de análise de solos e de fornecimento de calcário, aumentar a produtividade e a qulidade dos produtos ofertados. Com isso, teremos itens de qualidade na mesa dos consumidores.

Adubos estão sendo disponibilizados pela Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Rural. Foto: Prefeitura de Itabirito