O confronto do último domingo (10) em Nova Lima, praticamente decretou a classificação do Gato para a grande final do Troféu Inconfidência. Precisando da vitória, já que dois resultados iguais dariam a classificação para o Pouso Alegre, o Itabirito não tomou conhecimento do adversário e goleou no estádio Castor Cifuentes. Os gols foram marcados por Branquinho, duas vezes, Bruno Menezes e Johnatan.
O jogo
Com o domínio de jogo desde o início, o primeiro gol saiu aos 4 minutos de jogo, com Branquinho. Após cobrança de falta de Bruno Menezes, a bola sobrou livre para o atleta cabecear a marcar o primeiro da decisão.
Aos 36, Bruno Menezes recebeu de Johnatan, tirou do zagueiro e marcou um lindo gol no Alçapão do Bonfim, 2×0. Na reta final do primeiro tempo, o Pousão consegue diminuir com Magno. Após boa jogada de Paulo Henrique, o atacante só rolou para o meia que chegava como elemento surpresa ao ataque.
Na segunda etapa, os primeiros 15 minutos foram de certo equilíbrio. No entanto, aos 19, Branquinho fez seu segundo gol na partida. Após a finalização de Da Silva de fora da área a bola sobrou para o atacante que, sozinho, só deslocou do goleiro e ampliou a vantagem.
O Gato ainda teve um gol anulado pelo árbitro de vídeo aos 40 da segunda etapa, o que não abalou os comandados por Marcelo Caranhato. Aos 45, Johnatan Cardoso recebeu cruzamento da direita e teve a tranquilidade para dominar e dar números finais ao marcador. Fim de jogo, Itabirito 4×1 Pouso Alegre.
Jogo de Volta
A partida de volta da semifinal está marcada para o próximo sábado (16) às 18h no estádio Manduzão, no sul de minas, casa do Pouso Alegre. Mesmo se perder por 2×0, o Gato garante a classificação para a decisão. Athletic e Uberlândia disputam a outra vaga no estádio Joaquim Portugal Às 18h30.
Marcelo Caranhato deve contar com os retornos de Elias Curzel e Bryan, que foram poupados do jogo de ida.