
Na última quinta-feira (18), a cidade de Itabirito recebeu pela primeira vez a reunião da Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir), que tinha como objetivo debater temas de interesse comum e fortalecer laços entre as ouvidorias.
A Rede Ouvir é uma iniciativa que busca promover a expansão do instituto da ouvidoria em todas as esferas, capacitando os agentes envolvidos e criando uma base tecnológica para otimizar o atendimento aos cidadãos, fortalecendo as ferramentas de transparência e controle social.
Leia também: Itabirito promove evento em que estimula o empreendedorismo à mulheres da cidade

A reunião
A reunião técnica ,que acontece a cada dois meses, teve como pauta os indicadores e índices de medição sobre a eficácia das ouvidorias, que foram apresentados pela Copasa, e a proposta itinerante da Câmara de Belo Horizonte. O encontro marcou o esforço das ouvidorias para buscar soluções e compartilhar experiências para melhoria do atendimento à população.

A subcontroladora da Ouvidoria de Itabirito, Brunna Varela, ressaltou a importância da cidade sediar o evento, que acontece pela primeira vez no interior:
Ser a primeira Prefeitura a sediar a reunião é motivo de orgulho. Trata-se de um projeto que reúne diversos órgãos de referência compromissados em fomentar o controle e a participação social. Estar em rede, discutindo periodicamente boas práticas implementadas no âmbito das ouvidorias públicas, é uma importante ferramenta para o fortalecimento desse canal
Brunna Varela, subcontroladora da Ouvidoria de Itabirito
Gustavo Nassif, Presidente da Rede, destacou a trajetória da ouvidoria de Itabirito e ressaltou o bom trabalho realizado pela cidade, que até gerou prêmio, em 2019, com a conquista do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da Associação Mineira de Municípios. Gustavo também ressaltou a importância da adesão de Itabirito à algumas iniciativas que beneficiam a população, como o Fala.BR e a Renouv.
Leia também: Novo Projeto de Lei em Itabirito institui nova política para moradores de rua
Troca de Experiências
Participaram da reunião, representantes das ouvidorias do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Prefeitura e Câmara de Belo Horizonte, Prefeituras de Contagem e Betim, Copasa, Cemig, OAB, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.
De acordo com Daniela Orlandi, controladora geral do município, a importância da adesão à Rede Ouvir é uma oportunidade para que seja possível uma troca de experiências entre os profissionais das ouvidorias com o objetivo de buscar qualificações de seus quadros para enfrentar os desafios e melhorar o atendimento para a população itabiritense:
O número de participantes superou as expectativas, o que demonstra que a ouvidoria de Itabirito está no caminho certo em busca da excelência, tornando-se referência na região.
Daniela Orlandi, controladora geral da Ouvidoria de Itabirito

Graduado em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Colunista de Cidades do Portal Mais Minas, com passagens por Fora das 4 Linhas e Vai que Tô Te Vendo.