Menu

12 Lugares do Brasil Para Viajar Nas Férias de Verão

24/12/2017 às 08:50
Tempo de leitura
17 min

Conhecer outras culturas, pessoas e paisagens pode nos trazer uma leveza espiritual e satisfação que nenhuma outra atividade pode nos proporcionar. Se você, assim como nós do Mais Minas, adora viajar, conhecer gente nova e se aventurar, trazemos até você 12 lugares incríveis no Brasil para você aproveitar suas férias ao máximo.

12. Salvador, Bahia

A cidade de Salvador fica no nordeste brasileiro, capital do Estado da Bahia, e foi a primeira capital colonial do país. É também uma das cidades mais antigas da América do Norte e do Sul. A colorida arquitetura colonial contribui para a reputação da cidade como um lugar de felicidade e celebração. O carnaval de rua de Salvador é conhecido como o maior do mundo.

Salv12 Lugares do Brasil Para Viajar Nas Férias: Salvador

Cidade de Salvador

Como os próprios moradores dizem: “sorria, você está na Bahia!”. A Bahia também é o estado mais africano do Brasil. É o lar da alma e do ritmo e famoso por sua vida noturna colorida. Então, se você está pensando em passar alguns dias nesta cidade excitante, ou se você acabou de aterrissar e não sabe por onde começar sua jornada, confira a seguir uma lista dos locais em Salvador que você não pode deixar de ir ao viajar para a cidade:

  • Pelourinho
  • Ir a um Ensaio do Holodum
  • Pôr-do-sol sobre a Baía de Todos Santos
  • Praia de Arembepe
  • Praia do Forte
  • Ilha de Boipeba

11. Curitiba, Paraná

Ao contrário de muitas cidades brasileiras populares, Curitiba fica na região Sul do país, é capital do Paraná,e fica no interior, longe do litoral e, conseqüentemente, longe das praias que tornam o país tão popular. Apesar disso, como a própria Prefeitura da cidade usa de slogan: “Nossos Parques São Nossas Praias”.

Curitiba não tem mar, mas um mar de verde está à disposição da população e turistas, em 30 parques e bosques municipais e dezenas de praças, jardins e jardinetes. A cidade de Curitiba tem muito a oferecer em termos de atrações, especialmente se você estiver na arte e na natureza.

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos lugares mais populares para visitar nesta cidade e oferece uma fuga serena de natureza inspirada na França. Também é popular o Museu Oscar Niemeyer que se concentra em artes visuais, arquitetura e design.

12 Lugares do Brasil Para Viajar Nas Férias: Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

10. Estado de São Paulo

A cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, e á cidade mais rica do país, em termos de  comércio, indústria, e finanças. Em cultura e turismo a cidade também não deixa a desejar. A metrópole possui uma grande variedade de atrações, incluindo museus de classe mundial, concertos noturnos, teatro experimental e dança, e assim é considerada a capital cultural do país. E com suas casas noturnas, restaurantes e bares entre os melhores da América do Sul, é um lugar popular para ser. Com uma população de 17 milhões de pessoas de todo o mundo, a cidade é o destino cultural mais diversificado do Brasil.

12 Lugares do Brasil Para Viajar Nas Férias: Centro de São Paulo

Centro de São Paulo

Você também pode deixar a cidade um pouco e ir para Serra da Mantiqueira. Use esta deslumbrante cordilheira, com seus picos de 2500 metros, como sua escapadela de montanha aconchegante. Há também Ilhabela, para ser usado como sua ilha elegante. Ou tente Iporanga no meio da Mata Atlântica brasileira. Você também encontrará excelentes praias com a floresta tropical – experimente a adorável Ubatuba para ter alguns dias relaxantes.

12 Lugares do Brasil Para Viajar Nas Férias: Mar de Ilhabela - São Paulo

Mar de Ilhabela – São Paulo

9. Brasília, Distrito Federal

Construído na década de 1960, a capital do Brasil é uma cidade completamente planejada, sendo os projetos de edifícios cívicos desenhados pelas mãos do arquiteto Oscar Niemeyer. A infraestrutura histórica de Brasília é apresentada sob a forma de um avião. Cada seção do avião é um distrito diferente como residencial, governo, finanças, cultura e comércio. A arquitetura atrai turistas e arquitetos profissionais. Certifique-se de verificar a Praça do Três Poderes. Lá você encontrará o Supremo Tribunal, o Congresso e o Palácio Presidencial.

12 Lugares do Brasil Para Viajar Nas Férias: Brasília

Congresso Nacional do Brasil – Brasília

8. Pantanal

Com um espaço de 210.000 km² no centro da América do Sul, o Pantanal é um dos maiores e mais diversos ecossistemas de zonas úmidas de água doce do mundo. Mais da metade do Pantanal encontra-se no Brasil e, embora a Amazônia possa atrair toda a fama e glória, o Pantanal é um lugar muito melhor para ver a vida selvagem em seu habitat natural.

12 Lugares do Brasil Para Viajar Nas Férias: Barco de Madeira (Canoa) muito utilizada por pescadores no Pantanal

Barco de Madeira (Canoa) muito utilizada por pescadores no Pantanal

Nos espaços abertos do Pantanal, a vida selvagem é visível até mesmo para os observadores mais casuais e é um dos melhores lugares para detectar uma onça selvagem na natureza. Estima-se que cerca de milhares de Jacarés Caiman vivem no Pantanal e durante a estação seca, cada cruzamento de ponte na estrada que atravessa as zonas úmidas é cercado por centenas a milhares de caimans ou lutando pelo espaço nas lagoas cada vez menores. Para os amantes da natureza em todos os lugares, o Pantanal é imperdível.

Jacaré, animal característico do Pantanal Brasileiro

Jacaré, animal característico do Pantanal Brasileiro

7. Estado do Maranhão

As gigantes dunas de areia varridas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fazem Maranhão ser um lugar especial para se conhecer. A paisagem espetacular é criada pelas chuvas, já que a área fica a pouca distância da bacia amazônica e esta precipitação se acumula nos vales entre as dunas. A água permanece acima do solo graças a uma camada de rocha impermeável debaixo da areia. Visitar o parque será complicado, pois não há estradas de acesso e veículos com tração nas quatro rodas são necessários, mas fazem a viagem e esta é uma visão que você não esquecerá.

Dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

A capital do Maranhão, São Luís, foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO graças às suas mansões coloniais bem restauradas. É uma cidade com muitos museus, artesanatos e galerias para se explorar. São Luís mantém uma cultura em grande parte afro-brasileira e por lá você encontrará festivais de música reggae e Bumba Meu Boi. Não deixe de visitar o Centro de Cultura, um museu com exposições nos três principais festivais brasileiros. Você também pode gostar do Museu Arqueológico e da Casa das Tulhas, um edifício do mercado do século XIX. Quando estiver pronto, atravesse a Baía de São Marcos para uma rápida viagem de um dia para Alcântara.

Edifício Histórico de São Luís do Maranhão

Edifício Histórico de São Luís do Maranhão

6. Cidades Históricas de Minas Gerais

Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei, Congonhas e Sabará são cidades que têm muito a oferecer aos turistas que pretender viajar para conhecer belíssimos patrimônios culturais. Essas cidades preservaram mansões de estilo colonial e antigas igrejas que foram construídas entre os séculos XVII e XIX. Essas cidades são o lar de grande parte da coleção de arte barroca do Brasil, bem como das relíquias do ciclo do ouro.

Uma característica de personalidade distintiva do povo “mineiro” é a hospitalidade. Então você será muito bem recebido em qualquer cidade do Estado que você resolver conhecer. O patrimônio cultural de Minas, aliado à dinâmica do setor educacional e da mineração, torna o Estado um importante destino estadual.

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, é um importante exemplar da arquitetura colonial brasileira, com uma rica decoração interna em talha dourada e pinturas. O adro é ornado com doze estátuas de profetas em pedra-sabão e as capelas contêm grupos escultóricos em madeira policromada que representam passos da Paixão de Cristo, estátuas criadas por Aleijadinho e seus assistentes. Outros artistas de gabarito participaram nas obras de construção e decoração, entre eles Francisco de Lima Cerqueira, João Nepomuceno Correia e Castro e Mestre Ataíde. O conjunto foi construído em várias etapas entre 1757 e 1875.

A cidade de Ouro Preto é a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO, e abriga um incomparável conjunto arquitetônico que atrai turistas de todo o mundo.

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

5. Cataratas do Iguaçu

Esta fabulosa maravilha natural corre por 2,7 km ao longo da fronteira do Brasil com a Argentina. É uma série de cachoeiras ao longo do Iguaçu. A combinação de floresta verdejante, vida selvagem exótica e cachoeiras de tirar o fôlego é inesquecível. Use a cidade de Foz do Iguaçu como seu acampamento de base enquanto desfruta de cascatas como a Garganta do Diabo de 80 metros. Com centenas de outono para descobrir, você pode considerar um passeio em um dos barcos de borracha turística chamado zodiacs.

As Cataratas do Iguaçu são uma das maiores cachoeiras do mundo. As quedas foram criadas onde o Rio Iguaçu se amplia para cerca de 1,5 km e depois mergulha quase 100 metros de um platô de basalto em uma série de 274 cataratas separadas.

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

Cada dia, toneladas de água caem sobre os penhascos, criando uma névoa constante de spray que se eleva entre a selva. As quedas sentam-se em um parque nacional que abriga mais de 200 espécies de plantas, 450 espécies de aves e mamíferos raros, como a onça-pintada. Este deslumbrante cenário de selva densa, intercalado com enxames vivos de borboletas e o constante rugido da água caindo se combinam para forjar uma impressão inesquecível. É possível ver as quedas do Brasil e da Argentina, e os visitantes logo descobrirão que a perspectiva das Cataratas do Iguaçu muda a cada passo.

4. Florianópolis, Santa Catarina

A cidade de Florianópolis, ou Floripa (para os íntimos) foi apelidada de “o melhor lugar para viver no Brasil” pela revista brasileira Veja, por isso é natural que os turistas desejem ver o que é todo o barulho. A cidade fica em uma ilha no Estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil. A proximidade costeira e a abundância de praias são um grande atrativo para visitantes e a área também é conhecida como uma das capitais de surf do Brasil. Aqueles que procuram mais do que praias apreciarão a mistura da cidade de mega-cidade moderna com arquitetura colonial do século XVI e fortalezas históricas.

Atraindo um grande número de visitantes do Brasil e do exterior, Floripa é um destino verdadeiramente cosmopolita que oferece uma incrível variedade de atrações e uma infraestrutura turística moderna. A cidade oferece um belo passeio pela praia, boas lojas, bares, restaurantes e uma vida noturna vibrante. As praias podem ser facilmente alcançadas por carro dentro de uma hora, permitindo desfrutar de muitas praias durante suas férias.

As praias de Ponta das Canas, Canavieiras, Jurerê Internacional, Ingleses e Daniela, na costa norte de Florianópolis, são protegidas das ondas do Oceano Atlântico e são favoritas entre as famílias, pois oferecem águas tranquilas.

A costa sul é menos desenvolvida e as belas praias de areia branca são menos povoadas. Os visitantes podem desfrutar de várias aldeias piscatórias encantadoras e tranquilas, incluindo Pântano do Sul, Armação, Costa de Dentro e Ribeirão da Ilha. Outro destaque é a Lagoinha do Leste que muitos consideram ser a praia mais bonita de Florianópolis.

“Floripa” é muitas vezes referida como a capital do surf do Brasil e sua costa leste goza de grandes ondas e atrai até mesmo os surfistas mais experientes. Algumas das mais populares praias de surf em Florianópolis incluem Joaquina, Mole, Brava, Santinho, Moçambique, Campeche e Armação.

Praia na costa sul de Florianópolis

Praia na costa sul de Florianópolis

3. Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro, conhecida como a Cidade Maravilhosa, oferece uma grande variedade de atrações turísticas. Beleza natural e cultural, restaurantes de cozinha brasileira e internacional, bares animados, museus e hotéis para todos os gostos são uma amostra das atrações.

A paisagem cinematográfica da segunda maior cidade do Brasil não é nada, se não emocionante. O Rio de Janeiro, famoso por suas deslumbrantes paisagens de deslumbrantes montanhas, praias de areia branca e florestas verdejantes que estão de frente para o mar azul profundo, fica na maior baía do mundo e o porto natural foi nomeado uma das sete maravilhas naturais.

Com as famosas praias de Copacabana e Ipanema, animadas bailarinas e uma proliferação de bares e cafés, os habitantes do Rio têm como objetivo aperfeiçoar a arte de viver. Todos os anos, o Rio de Janeiro é o lar da mãe de todos os carnavais quando milhares de pessoas se reúnem para a cidade para comemorar. Um destaque importante do carnaval é o espetacular Desfile de Carnaval das Escolas de Samba, onde escolas de samba diferentes lutam para ganhar os corações e as mentes da audiência e dos juízes.

A Cidade Maravilhosa exibe uma mistura única de contrastes: riqueza tremenda em meio à pobreza esmagadora e velhas tradições justapostas com desejos de modernidade. Toda a vida próspera e diversidade do Rio de Janeiro é exibida entre os braços estendidos da Estátua do Cristo Redentor, no topo da montanha do Corcovado, com vista para toda a cidade. A famosa montanha Pão de Açúcar também oferece algumas das melhores vistas do Rio.

Se quiser explorar a vida noturna, dirija-se a Lapa, a luz vermelha das cidades é distinta. Você encontrará música ao vivo e festas de rua todas as noites.

Vista do Rio de Janeiro pelo Corcovado

Vista do Rio de Janeiro pelo Corcovado

Além da Cidade Maravilhosa, outras regiões do Estado do Rio de Janeiro merecem nossa atenção para quem pretende viajar e conhecer belíssimos lugares, como é o caso da Ilha Grande. A Ilha Grande fica na costa do estado e é verdadeiramente um paraíso brasileiro. A ilha ainda é muito pouco desenvolvida e intocada pelo turismo para que os visitantes possam desfrutar da beleza natural desta floresta atlântica. O terreno acidentado oferece muitas oportunidades de caminhadas e exploração.

Praia de Dois Rio - Ilha Grande - RJ

Praia de Dois Rio – Ilha Grande – RJ

Uma das paradas mais populares para os turistas está localizada ao longo da Costa Verde. Paraty está cheia de cachoeiras, mar verde esmeralda, gigantes montanhas costeiras e florestas tropicais. O coração da cidade ainda é o centro histórico completo com edifícios coloniais multicoloridos e ruas de paralelepípedos construídas no século XVII durante o auge da corrida do ouro brasileira. Muitas das casas foram convertidas em pousadas. Todo o distrito histórico é ótimo para passear enquanto as pistas estão fechadas para carros. Quando se está em Paraty, parece que você voltou no tempo. Não se esqueça de verificar os fortes coloniais – muitos que ainda têm seus canhões originais – e Capela de Santa Rita, uma adorável igreja do século XVIII.

Centro Histórico de Paraty - RJ

Centro Histórico de Paraty – RJ

2. Recife, Olinda e Porto de Galinhas – Pernambuco

Não há nada para amar sobre a “Veneza do Brasil”, como é chamada a cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco. A cidade é uma excelente opção para você viajar nas férias, pois oferece uma rede de vias navegáveis, pontes, ilhotas e penínsulas, e apenas fora são florestas tropicais com rios e ilhas para explorar. É uma maravilhosa cidade histórica antiga, bem como uma cultura incrível e praias fantásticas. A cidade velha é conhecida como Recife Antigo e está localizada em sua própria ilha perto do porto. A maioria concordaria que Boa Viagem é a praia mais popular da cidade devido às areias brancas e ao recife de corais. Recife é uma cidade grande com muito para oferecer – incluindo um lugar incrível para passar o Carnaval.

Praça Rio Branco, também conhecida como Marco Zero

Praça Rio Branco, também conhecida como Marco Zero

A seis quilômetros de Recife está Olinda, cidade colonial portuguesa do século XVI. A cidade histórica fica em uma colina cercada por árvores e cheia de igrejas, museus e restaurantes. Em 1982, foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO. O resto da cidade não é menos encantador com toneladas de arquitetura do século 18, mosteiros e conventos e casas fantasticamente pintadas.

Uma vez líder na indústria da cana-de-açúcar, Olinda transformou-se em colônia cheia de artistas, oficinas, estúdios e outros tipos criativos. Confira as pousadas na cidade se você estiver interessado em usar Olinda como base para aproveitar Recife. E o Carnaval é um pouco diferente por lá, pois é celebrado principalmente durante o dia com a música e a dança focada no Frevo e Maracatu.

Olinda - PE

Olinda – PE

Localizado, a cerca de 60 quilômetros a sul da capital do estado de Recife, Porto de Galinhas foi eleito a “Melhor Praia Brasileira” oito vezes seguidas pelos leitores da revista Voyage & Tourism. Há um espetacular snorkeling de recife, e a apenas algumas centenas de metros da costa e na maré baixa você explorar as piscinas naturais da maré repletas de vida marinha. É uma das praias mais conhecidas e uma das melhores opções para se viajar em férias de fim de ano.

Porto de Galinhas - PE

Porto de Galinhas – PE

1. Estado do Ceará

Fortaleza é conhecida por um cenário cultural enérgico, excelentes praias e compras ainda maiores. Se você for a Fortaleza, não deixe de ir para as praias de Meireles, Mucuripe, Iracema e Praia do Futuro. Passe suas manhãs passeando pelo Centro, a parte mais antiga da cidade, e depois passe suas noites em Praira de Iracema, um bairro densamente repleto de hotéis, restaurantes e vida noturna. Uma vez que você tenha preenchido as praias de Fortaleza, use-o como ponto de partida para descobrir as pitorescas aldeias piscatórias e as praias de dunas ondulantes da costa do Ceará.

Fortaleza - CE

Fortaleza – CE

Jericoacoara é uma vila inesquecível para quem consegue chegar até ela. A pequena vila fica em um lugar remoto que não é fácil de chegar, mas se você fizer o seu caminho, você será recompensado com uma cena paradisíaca de ruas de areia, praias, surf e vistas mágicas do pôr-do-sol em dunas de areia. Você pode curtir o Lounge em redes acima da lagoa tranquila ou experimentar outra atividade favorita: sandboarding, que é um esporte que consiste em descer dunas de areia, com a utilização de uma prancha similar à prancha de snowboard. Não importa como você gaste seu tempo em Jericoacoara, com certeza será nada menos que incrível.

Vila de Jericoacoara - CE

Vila de Jericoacoara – CE

Leia Também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:59