Menu

O Principal Tempero da Ceia é o Equilíbrio

20/12/2017 às 18:39
Tempo de leitura
3 min

Está se aproximando a época mais gostosa do ano: Natal e Ano Novo; ocasião conhecida por muitos como o período da “gordice” liberada e consumo alimentar e alcoólico em demasia. Mas, racionalmente, podemos afirmar que não seria justo consigo mesmo abrir mão de toda dedicação dispensada a uma vida mais saudável no decorrer do ano, em prol de uma satisfação desregrada nas festas de fim de ano.

A aquisição de hábitos saudáveis ocorre de maneira gradual. Para que cada pequena atitude se torne rotina é necessário muita força de vontade e determinação, o que  sem dúvidas não é uma tarefa fácil. A mudança de hábitos é, por certo, dispendiosa, mas basta um pequeno deslize para que todo o progresso seja perdido.

Podemos listar algumas dicas para auxiliar na manutenção do padrão de vida saudável durante a temporada de comemorações.

  1. Não deixe de praticar exercícios físicos durante o período de fim de ano;
  2. Tire o foco da comida e priorize curtir o contato com as pessoas queridas;
  3. Diminua o número de opções de pratos na ceia, a fim de facilitar que se resista às tentações;
  4. Evite “beliscar” os alimentos durante o preparo dos pratos;
  5. Evite frituras e dê preferência a pratos grelhados e assados;
  6. Mastigue lentamente, de modo a favorecer a saciedade;
  7. Foque na qualidade dos alimentos e não na quantidade consumida;
  8. Caso tenha a sensação de ter exagerado durante alguma refeição não fique sem se alimentar na intenção de compensar os excessos. Alimente-se regularmente em pequenas quantidades aproximadamente a cada 3 horas.
  9. Evite exagerar no consumo de bebidas alcoólicas (lembre-se que cada grama de etanol corresponde a 7Kcal, sem agregar absolutamente nenhum nutriente).

A ideia não é proibir nada, nem inviabilizar as confraternizações entre familiares e amigos, mas sim proporcionar que as alegrias perdurem nos dias seguintes e que não se sofra com peso na consciência ou por arrependimento por se ter extrapolado. Planeje-se e nada de dar desculpas de que só irá se descuidar durante as festas e que depois do ano novo voltará à vida saudável, dedique toda a sua determinação e persistência no objetivo de não sair do ritmo a fim de não perder os ganhos adquiridos com as mudanças de hábitos. E se você até aqui ainda não se reeducou, pode sim começar agora a preparar as mudanças que tanto quer ver em si mesmo; esse pode ser o desafio que faltava para incentivar o seu cuidado à saúde. Não deixe para depois! Cuide-se já!

Leia Também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:59