Menu

Mariana ganha programação especial em celebração aos 300 anos de Minas Gerais

14/02/2020 às 14:30
Tempo de leitura
2 min

“A Cidade que preserva seu passado, cuida do presente e alicerça o futuro”. Foram com essas palavras que o secretário de Cultura e Turismo, Efraim Rocha, definiu a programação da agenda cultural lançada no evento “300 anos das Minas: as Gerais começaram aqui”, na noite desta quinta-feira (13), no Cine Teatro Mariana.

Evidenciando a importância da cidade para o estado de Minas Gerais, o evento iniciou com uma palestra da professora doutora em História Social, Adalgisa Arantes Campos que, em sua fala, destacou as primazias do município. “Estou aqui para reforçar a relevância de Mariana nesse tricentenário do estado. Busquei em minha apresentação destacar o conjunto histórico da primeira capital de Minas, passando pela documentação até as restaurações atuais”, afirmou.

Na oportunidade, o secretário Efraim Rocha divulgou a logotipo oficial da programação, desenvolvida pelo artista marianense Dinho Bento. Em sua fala, Efraim pincelou os eixos que compõem o calendário cultural de 2020, em seus vários seguimentos: político, social, artístico e cultural.

Mariana ganha programação especial em celebração aos 300 anos de Minas Gerais

Crédito da foto: Pedro Ferreira/Prefeitura Municipal de Mariana

Para o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, o legado do município é expressivo e ressoa por todo Brasil. “Pensamos em uma programação que valoriza nossa Mariana na formação do estado, essa foi a nossa proposta”, reforçou.

O evento contou com a participação de prefeitos de cidades vizinhas, autoridades do nicho cultural e sociedade civil.

Confira a programação cultural

Abril: Mariana, Relicário da fé;
Maio: As cercanias de Mariana;
Junho: Mariana na Educação;
Julho: Mariana nas Artes;
Agosto: Mariana, cidade moderna do século XVIII;
Setembro: Mariana na formação política do povo mineiro;
Outubro: Mariana na preservação do Patrimônio.

Veja também: Carnavalzim Osquindô está entre a programação da folia de Mariana

Última atualização em 09/09/2021 às 19:30