Menu

Mariana tem seu primeiro caso de coronavírus confirmado; oito estão em investigação

19/03/2020 às 19:26
Tempo de leitura
2 min

Um caso de coronavírus foi confirmado em Mariana nesta quinta-feira (19), após os resultados laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), e divulgado pela Prefeitura Municipal. Um caso que estava em investigação foi descartado. Oito casos ainda estão em investigação.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, trata-se de uma mulher que contraiu o coronavírus por importação, que foi o primeiro tipo de transmissão da doença no país. Se trata da contaminação que provém de pessoas que contraíram o novo coronavírus no exterior e voltaram ao Brasil já com os sintomas, ou que a doença se desenvolveu dentro do prazo de incubação do vírus, que é de 14 dias, após o retorno.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes suspeitos e o único caso confirmado de coronavírus estão em isolamento domiciliar, assim como seus familiares.

Apesar do boletim informativo divulgado pela Prefeitura Municipal confirmar um caso e indicar oito em investigação, o Informe Epidemiológico do coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais divulgado nesta quinta-feira não mostra registros confirmados, apenas seis suspeitos.

Ainda segundo a divulgação da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde está seguindo todas as orientações para o enfrentamento do coronavírus e segue segue trabalhando dentro do Plano de Ação contra a doença, com profissionais treinados e atuantes em vigilância preventiva.

Além de Mariana, nove municípios de Minas Gerais tem casos confirmados:

– Belo Horizonte (18);

– Coronel Fabriciano, no Vale do Aço (1);

– Divinópolis, no Centro-Oeste (1);

– Ipatinga, no Vale do Aço (1 caso);

– Juiz de Fora, na Zona da Mata (2);

– Nova Lima, na região metropolitana (2);

– Patrocínio, no Alto Paranaíba (1);

– Sete Lagoas, na região Central (1);

– Uberlândia, no Triângulo (2).

Confira o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais divulgado nesta quinta-feira (19):

[pdf-embedder url=”https://maisminas.org/wp-content/uploads/2020/03/BOLETIM_COES_COVID_MG_19-03-2020.pdf” title=”Mariana tem seu primeiro caso de coronavírus confirmado”]

Ao todo, em Minas Gerais, são 29 casos confirmados, 2.140 em investigação e 104 descartados. Comparando com o último Informe Epidemiológico divulgado, nota-se que os números de confirmação da doença dobraram em apenas um dia.

Última atualização em 09/09/2021 às 19:28