Menu

8º Prêmio Gerdau Germinar abre inscrições para projetos de educação ambiental para escolas em MG

18/03/2024 às 17:18
Tempo de leitura
3 min
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Gerdau Germinar. A iniciativa visa incentivar e reconhecer a prática da educação ambiental nas instituições de ensino públicas/privadas e OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) localizadas nos municípios de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto (exclusivamente os distritos de Mota, Miguel Burnier e Engenheiro Correa), Moeda e Itabirito.

As escolas interessadas devem elaborar projeto com temática ambiental pertinente e adequada à realidade local e que tenha relação direta com o tema “A inovação na prática da Educação Ambiental”. A inscrição e o acesso à todas as informações necessárias, devem ser feitas pelo site: 8premiogerdaugerminar.prosas.com.br.

Serão sete categorias contempladas: Categoria Sementinha, destinada à Educação Infantil; Categoria Raiz, voltada para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano; Categoria Folha, que abrange o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; Categoria Fruto, dedicada ao Ensino Médio, Categoria Flor – Ensino Especial; Categoria Árvore – Ensino Técnico e Superior e Categoria Floresta – OSC´s (Organizações da Sociedade Civil).

A premiação vai selecionar projetos de educação ambiental inovadores, que serão realizados pelos educadores com apoio de alunos, pais e comunidades. Podem se inscrever, por exemplo, iniciativas nas áreas de ecologia humana, educação patrimonial, iniciação à pesquisa, oficinas sustentáveis, economia circular e tecnologia.

O processo de avaliação dos projetos concorrentes será atribuído pela Gerdau a uma Comissão Julgadora, formada por profissionais das áreas de Educação, Meio Ambiente, Pedagogia, Engenharia, Direito, Comunicação e Responsabilidade Social. Os resultados estão previstos para serem divulgados em junho.

A empresa destinará a quantia total de R$ 105 mil reais, sendo R$ 15 mil para cada projeto, de forma a premiar as instituições vencedoras, que também vão receber um troféu. Os vencedores terão um prazo de dois anos para o desenvolvimento do projeto, com acompanhamento da Gerdau, o que garante o fortalecimento da educação ambiental no cotidiano escolar e das comunidades. Vale ressaltar que as inscrições estarão abertas até o dia 10 de maio (sexta-feira).

Ao longo dos seus 123 anos de história, a Gerdau tem atuado com bases fundamentais no compromisso à sustentabilidade e o respeito às pessoas, estabelecendo um relacionamento transparente e de ganhos mútuos com as comunidades vizinhas às suas operações. De acordo com Fernanda Montebrune, especialista de Sustentabilidade, por meio das atividades do Programa Gerdau Germinar, a atuação da empresa para fomentar a sustentabilidade tem sido fortalecida.

“Acreditamos nas iniciativas que buscam soluções simples, diferenciadas e criativas, as quais contribuirão para a educação ambiental e na formação de uma geração mais consciente do seu papel na preservação do meio ambiente. É preciso investir na educação de base para termos um futuro realmente sustentável”, afirma.

Fonte: Rede Comunicação

COMENTÁRIOS