Menu

Meteorologia prevê temporais em Ouro Preto e Mariana; confira alerta da Defesa Civil

01/12/2018 às 12:42
Tempo de leitura
3 min

Após uma semana de estiagem, o risco de chuvas volta a trazer preocupações à população ouropretana. Segundo o Climatempo, o risco de temporais em todos o Sudeste aumentou desde ontem, sexta-feira (30). De acordo com o site especializado, uma forte área de baixa pressão atmosférica chegaria à região trazendo mais possibilidades de forte incidência de chuva, raios e ventos.

Apesar do forte calor nos últimos dias, a sensação de estiagem é falsa. Então quem se programou para um fim de semana ao ar livre, ou para aquele passeio nas cachoeiras de Mariana ou Ouro Preto, pode começar a pensar num possível plano B. Mas principalmente quem reside em áreas com risco de deslizamento, deve redobrar o cuidado e buscar informações com as autoridades. Uma boa ferramenta para saber, em tempo real, se sua localidade é uma área de risco ou não é o aplicativo para smartphones Android “Defesa Civil – Ouro Preto”, que traz informações sobre situações de risco envolvendo chuvas e etc. na cidade.

Segundo a previsão do tempo do Instituto Nacional de Metereologia, a região de Ouro Preto e Mariana está classificada, para o fim de semana, com o Alerta Amarelo, que indica chuvas intensas, que geralmente variam entre 20 e 30 mm/h, mas que podem chegar até a 50 mm/h. Os ventos, nesse tipo de situação, são intensos, entre 40 e 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas é baixo, mas vale ter mais atenção e cuidado.

Ainda de acordo com o Climatempo, a probabilidade de chuvas para o hoje (01) é de 90% em Ouro Preto e Mariana, com probabilidade de temporais durante todo o dia. Para o domingo (02), a probabilidade cai para 80%, mas a tendência é de chuvas em qualquer horário do dia.

A Defesa Civil de Ouro Preto emitiu nota, por meio de sua página oficial no Facebook, alertando a população sobre possibilidade de fortes chuvas e deslizamentos. Leia a nota na íntegra:

“ALERTA METEOROLÓGICO DA DEFESA CIVIL!

Toda a população de Ouro Preto deverá novamente ficar alerta, visto que uma grande alteração do tempo ocorrerá entre essa sexta-feira e sábado. Temporais e chuvas com grande acumulado estão previstos para o fim de semana próximo.
Vejam no link abaixo as previsões do tempo em detalhes.
Como o solo se encontra ainda muito encharcado pelas chuvas que se iniciaram em agosto e se intensificaram agora em novembro, novos deslizamentos de terra podem ocorrer em Ouro Preto caso sejam confirmadas as previsões do tempo.

Ao sinal de qualquer movimentação do terreno ou surgimento de trincas em sua residência, entrem em contato com a Defesa Civil através dos números: 199 ou 31.3559-3121.

‘DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS’”.

Última atualização em 19/08/2022 às 09:56