Menu

Ouro Preto: quase 1 ano depois de deslizamento que destruiu casarão, Morro da Forca volta a causar preocupação

07/01/2023 às 19:47
Tempo de leitura
2 min
Defesa Civil municipal monitora a situação do local
Defesa Civil municipal monitora a situação do local

A Prefeitura de Ouro Preto interditou as vias situadas no entorno do Morro da Forca por questão de segurança. A interdição ocorreu neste sábado (7) e por ora não é prazo para a s ruas serem liberadas. O local é o mesmo em Ouro Preto onde houve um deslizamento de terra no dia 13 de janeiro de 2022, há quase um ano, quando um casarão histórico ficou totalmente destruído.

Ouro Preto: quase 1 ano depois de deslizamento que destruiu casarão, Morro da Forca volta a causar preocupação em Ouro Preto
Defesa Civil municipal monitora a situação do local

De acordo com o geólogo Charles Murta, servidor da prefeitura, em vídeo publicado nas redes sociais, “o motivo técnico do fechamento foi o desprendimento em terreno natural de um bloco que se encontra ainda instável na encosta, que pode vir a descer, motivo pelo qual dentro dos preceitos de Defesa Civil, nós trabalhamos com a segurança máxima, antecipamos os riscos, nós optamos por fazer o fechamento, evitando o trânsito tanto de veículo do que de pedestres”.

Com a interdição, estão totalmente bloqueadas as ruas Diogo de Vasconcelos e Pacífico Homem, além da Avenida Vitorino Dias e à Praça da Estação.

Por causa dos efeitos causados pelo alto volume de chuvas na cidade nos últimos dias, a cidade tem outro pontos de bloqueios. Atualmente, a rua Padre Rolim está parcialmente bloqueado no trecho até o Museu Boulieu. O mesmo acontece com a Avenida Lima Júnior, conhecida como Volta do Vento, no trecho próximo à ACTECH.

A rua Desidério de Matos, próxima à antiga fábrica de tecidos, também encontra-se parcialmente interditada.

Na BR-356, no trecho próximo do SESC onde imagens de um deslizamento de encosta na rodovia circularam pelas redes sociais ao longo do dia, a prefeitura de Ouro Preto agiu rápido e já liberou a via, que estava parcialmente interditada. Mesmo sendo um trecho de jurisdição e responsabilidade do DNIT, a Secretaria Municipal de Obras tomou as providências necessárias e a via já se encontra em condições de fluxo normal de veículos.

Limpeza da BR-356 – Foto: divulgação/prefeitura de Ouro Preto

Última atualização em 07/01/2023 às 19:48