Menu

Netflix exibe propagandas entre episódios de séries e desagrada assinantes

21/08/2018 às 01:05
Tempo de leitura
3 min

Nos últimos dias, uma medida tomada pela Netflix desagradou uma grande quantidade de assinantes em diversos países. A empresa de streaming está testando mais uma funcionalidade entre os episódios das séries. Tal funcionalidade consiste em exibir uma espécie de “mini-trailers” de outras produções da empresa entre um episódio e outro. No entanto, a iniciativa não parece ter agradado a todos que perceberam a modificação.
Alguns dos usuários relataram em suas redes sociais (com tom de insatisfação e ameaças de cancelamento do serviço) que identificaram propagandas de títulos que o serviço acredita que o assinante irá gostar de assistir.  Em diversos grupos no Facebook foram publicados questionamentos e reclamações sobre a existência desses anúncios e como eles interferiam na dinâmica do serviço.
Procedimentos de teste como esse são comuns, pois serviço costuma sempre apresentar novidades para seus assinantes betas (um grupo de assinantes para o qual a Netflix libera suas novidades, em um formato de oferta chamado “beta público”) e, caso receba um feedback positivo desse público, a notificação é acionada para todos os assinantes.
É preciso ressaltar que realizar “propagandas” sobre produções próprias é comum em outros serviços de streaming. Ao abrir o catálogo da Amazon Prime Video, por exemplo, é possível assistir um trailer outra produção do serviço. Nos Estados Unidos, onde o Hulu que também trabalha com publicidade externa, assim como faz o Youtube, o serviço também é pago.

Netflix veio a público e esclareceu sobre o teste

A Netflix, por sua vez, comunicou o site uma nota de esclarecimento, explicando que o recurso está apenas em fase de testes e não é para todos os usuários. Confira a nota divulgada pela empresa:
Neste caso em particular estamos testando se as recomendações entre os episódios ajudam os membros a descobrir mais rápido histórias das quais poderão gostar e assistir eventualmente.  É importante observar que um assinante pode pular a visualização de vídeo a qualquer momento, se não estiver interessado.”
A Netflix ainda afirmou que os pequenos trailers não são um comercial ou uma propaganda, como existe no Youtube, ou em um canal da TV aberta.
Leia também: The Walking Dead: rumores indicam que mais um ator deixará o elenco principal da série

Última atualização em 19/08/2022 às 10:52