O que você procura?
Renova banner


Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item
Story Item

Iron Biker Brasil será realizado em Mariana (MG) nos dias 13 e 14 de novembro

A prova contará com ciclistas de todos os cantos do Brasil, que estarão em busca da superação de seus limites.

Redação Mais Minas 23 de outubro de 2021 às 20:56
Tempo de leitura
5 min
Foto: Kinderlly Brandão/Mais Minas
Foto: Kinderlly Brandão/Mais Minas

A 28ª edição da maior prova de mountain bike da América Latina, o Iron Biker Brasil, vem aí: nos dias 13 e 14 de novembro, a cidade histórica de Mariana, mais uma vez, será palco para a realização da competição esportiva. Diferentemente dos últimos anos, em 2021, o Iron vai ser realizado na Praça da Sé, onde os atletas partirão rumo aos distritos do município, passando por trilhas desafiadoras, com altimetrias, subidas e descidas, bem definidas para testar a habilidade e a resistência dos competidores nos mais de 160km de percurso.

A prova contará com ciclistas de todos os cantos do Brasil, que estarão em busca da superação de seus limites. Um dos organizadores do Iron, Lucas Fonda, ressalta a satisfação em observar a consolidação da competição ao longo dos anos. “Ficamos extremamente satisfeitos e felizes por ver como Mariana é uma cidade apaixonada pelo mountain bike. Temos certeza de que a edição desse ano será energizada e eletrizante. Sempre falo que o município é único e de uma singularidade excepcional. Digo que, nós da organização, criamos uma relação de amor e carinho pelo local e pelos cidadãos. Já estamos contando os dias para a grande disputa”, contou Fonda.


Cidade sede

Primeira capital, primeira vila, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. A história de Mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada pelo pioneirismo de uma região que há três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia. É também o cenário perfeito para a prática do mountain bike e para realização do Iron Biker Brasil. O município vai receber, por mais um ano, competidores de todo o país durante o fim de semana do evento.

Para além das trilhas

Fortalecer a economia de Mariana também é um dos objetivos da prova. Além de participar da competição, os atletas e familiares têm a oportunidade de conhecer melhor um dos maiores patrimônios históricos de Minas Gerais, usufruindo de restaurantes e hotéis da cidade. Os comerciantes de Mariana esperam obter o mesmo sucesso dos anos anteriores.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Amarildo de Souza, o evento esportivo atrai turistas, aumentando a movimentação da economia municipal. “O Iron Biker é uma prova que fortalece a economia local com a lotação dos hotéis e pousadas da cidade, movimentando também a rede alimentícia como restaurantes, padarias e lanchonetes. Assim, esse recurso que chega para o município, através do evento, circula aqui mesmo, dentro de Mariana”, disse.

Os números do Iron Biker Brasil afirmam a capacidade do evento em fomentar a economia, o turismo e a divulgação de sua cidade sede a nível nacional e internacional. Com uma média anual de 2 mil atletas inscritos e considerando 3,6 acompanhantes por atleta, o evento injeta aproximadamente

R$ 8 milhões na economia local durante sua realização. Além de um retorno midiático avaliado em mais de R$ 5 milhões por evento realizado.

“É uma prova primordial para a nossa economia e para o nosso turismo. É uma competição que mexe com a cidade inteira. Vem pessoas de todos os locais para o município, então, já faz parte das nossas vidas. Mariana tem grande potencial para se tornar uma das maiores referências em mountain bike do país”, disse o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte.

A maior competição de mountain bike da América latina, Iron Biker Brasil, tem a realização da Iron Co. e o apoio da Cedro Mineração, Cerveja 040, CSA Sport, Exceed, Fiat, Fundação Renova, Ingá, Prefeitura de Mariana e Unicall. Acompanhe mais informações sobre a prova pelas redes sociais: Instagram – @ironbiker – e Facebook – facebook.com/ironbikerbrasil.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Iron Biker Brasil

Prova de 2019 realizada em Mariana

27° edição do Iron Biker Brasil foi sediada em Mariana, na Região dos Inconfidentes, no ano de 2019. Para isso, a cidade foi totalmente preparada para acolher os mais de dois mil atletas. Restaurantes, hotéis, bares e a própria população marianense dedicaram esforços a competição, que movimentou a economia da cidade por quatro dias.

Além de contar com características coloniais singulares, Mariana também tem como riqueza a hospitalidade da sua gente. A forma como o marianense recepciona quem chega é um dos pontos fortes da personalidade cultural da cidade.

Veja aqui todas as matérias do Mais Minas, que estava na cobertura do Iron Biker naquele ano e a seguir alguns dos registros dos nossos fotógrafos Kinderlly Brandão e Maic Costa.

Inscreva-se no nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber as principais notícias veiculadas no nosso site em sua caixa de entrada, uma vez por dia.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

ATENÇÃO: Ao copiar uma matéria do Mais Minas, ou parte dela, não se esqueça de incluir o link para a notícia original.

Última atualização em 23 de outubro de 2021 às 20:59