Menu

Mariana terá a volta do carnaval em 2022

A administração municipal planeja colocar os tradicionais blocos de rua novamente no centro de Mariana entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março.
24/09/2021 às 06:09
Tempo de leitura
3 min
Foto: Eliene Santos/Prefeitura de Mariana
Foto: Eliene Santos/Prefeitura de Mariana

Depois de passar 2021 sem o evento mais tradicional do país, Mariana voltará com o carnaval no ano que vem. A administração municipal marianense planeja colocar os tradicionais blocos de rua novamente no centro da cidade e ter a tão aguardada festa carnavalesca entre o dia 26 de fevereiro e 1º de março.

A secretária de Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Mariana, Andréa Umbelino, contou que o Município tem voltado com os seus eventos seguindo os protocolos de segurança previstos no programa do governo de Estado, Minas Consciente. Portanto, não só o carnaval retornará em 2022, como o Natal de Luz também também acontecerá ainda este ano.

“Aos poucos, estamos voltando com os nossos eventos. Temos um projeto muito bacana aqui no município que se chama ‘Banda na Praça’, que é formado pelas 11 corporações musicais da cidade, e, aos domingos, a cada 15 dias, apresentamos uma banda. Mariana segue os protocolos do Minas Consciente e, assim, vamos levar para o Natal de Luz, que será realizado a partir de 26 de novembro a 26 de dezembro, bem como toda a programação do carnaval, seguindo todos os protocolos. A gente vai acompanhando como está todo o procedimento do Minas Consciente e seguindo corretamente todas as orientações para podermos fazer os nossos eventos”, afirmou a secretária.

Atualmente, Mariana se encontra na Onda Verde do plano Minas Consciente e, conforme o Decreto Municipal Nº 10.630, a cidade pode receber eventos seguindo protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com 50% da capacidade em lugares fechados e sem limite de público para ambientes fechados.

O protocolo para a realização de eventos durante a Onda Verde define regras como:

  • Duração máxima de 12 horas;
  • Respeito à lotação máxima na ocupação de espaços;
  • Fluxo de entrada com o distanciamento mínimo de 1,5 metros;
  • Espaçamento entre as mesas de 1,5 metros entre cada mesa;
  • Exibição de campanhas publicitárias nas redes sociais do evento, antes e durante o mesmo, abordando as prevenções contra o COVID-19;
  • Uso de máscara, álcool em gel e aferição de temperatura na entrada do evento. 

Ainda de acordo com o Decreto, o descumprimento das normas do protocolo poderá acarretar em consequências como apreensão, interdição do evento e do estabelecimento, cassação do alvará, responsabilização civil e penal.

O último carnaval em Mariana aconteceu em 2020, pouco antes do Município declarar crise sanitária por conta da Covid-19. Na cidade Primaz de Minas Gerais, um dos eventos carnavalescos que mais se destacam é o desfile de fantasias infantis e outras atividades voltadas para as crianças, que acontecem durante o dia.

Situação da Covid-19 em Mariana

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Covid-19 mais recente, divulgado pela Prefeitura Municipal, Mariana confirmou 20 novos casos em 24h, chegando a um total de 10.238 pessoas positivadas para a doença. O número de recuperados é 9.983, outros 156 estão em recuperação e 99 marianenses perderam a vida por conta do novo coronavírus. Ainda há seis pacientes contaminados internados no município.

Segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde, foram aplicadas, em Mariana, um total de 63.729 doses da vacina contra a Covid-19. Portanto, 64,1% da população marianense está parcialmente imunizada contra a doença, enquanto 33,4% recebeu a imunização completa.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:17