Menu

Museu de Mariana deve ser inaugurado em dezembro

Além de contar a história da cidade, desde sua criação até os dias atuais, o local também contará com um espaço para os artistas locais e cafeteria.
22/02/2022 às 18:50
Tempo de leitura
3 min
Foto: Reprodução/Instagram/Juliano Duarte
Foto: Reprodução/Instagram/Juliano Duarte

Com recursos do BNDES e da Vale, por meio da Lei Rouanet, a Casa do Conde de Assumar foi restaurada e lá será instalada o Museu de Mariana, com expectativa de inauguração até o fim deste ano, possivelmente junto com a finalização da restauração da Igreja de São Francisco.

De acordo com o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte (Cidadania), além de contar a história da cidade, desde sua criação até os dias atuais, o museu será interativo e também contará com um espaço para os artistas locais e cafeteria.

“Assinamos a lei de criação do museu de Mariana. Uma importante iniciativa de potencialização do nosso turismo. O museu contará a história desde a criação e surgimento de Mariana, da chegada dos bandeirantes na região do sítio de Mata Cavalos em busca do ouro até os dias atuais. Será um museu dinâmico, interativo e que as pessoas possam vir conhecer. Vai valorizar todo o nosso complexo arquitetônico”.

O Diretor Presidente do Instituto Pedra, Luiz Fernando de Almeida, lembrou da importância da população se reconhecer no museu. “Museu é uma coisa dinâmica que dialoga com a comunidade. A comunidade tem que se sentir reconhecida dentro do museu. O museu não é para fora, é para dentro”, afirmou.

A Lei de criação do museu foi assinada na quarta-feira, 9 de fevereiro, em evento simbólico de sanção realizado na Casa do Conde de Assumar. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), que também é ex-secretário de Estado de Cultura, ex-Ministro interino da Cultura e ex-diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), esteve presente na cidade vizinha.

“O museu vai contar a história do ciclo do ouro, a história de Mariana, da primazia de Mariana na vida de Minas Gerais. Mais um equipamento cultural de grande relevância para Mariana e circuito do ouro”, elogiou Angelo Oswaldo.

Por fim, Marcílio Queiroz, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compat), também ressaltou a criação do museu da cidade como um atrativo turístico municipal.

“A gente sabe perfeitamente da importância do prédio e de toda a história que se passou. A expectativa é que essa história tenha prosseguimento e que seja mais um atrativo turístico para Mariana”, declarou.

Casa do Conde de Assumar

A Casa do Conde de Assumar é uma das principais construções históricas de Mariana e tem esse nome por ter abrigado Pedro de Almeida Portugal e Vasconcelos, terceiro Conde de Assumar e terceiro governador da capitania de São Paulo e Minas do Ouro, entre 1717 e 1720. O local também foi residência do primeiro bispo da então Diocese de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz, entre 1748 e 1753.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 05:10