Menu

Dois professores da escola Dom Pedro II contraem Covid-19, em Ouro Preto

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ambos estão com o esquema vacinal completo e seguem em isolamento em suas próprias casas.
18/11/2021 às 18:10
Tempo de leitura
3 min
Foto: Google Street View
Foto: Google Street View

Dois professores da Escola Estadual Dom Pedro II apresentaram resultado positivo para a Covid-19 e a partir desta quinta-feira, 18 de novembro, a unidade de ensino estará fechada por 14 dias. A decisão foi tomada após a administração da escola receber orientações da Vigilância Epidemiológica de Ouro Preto e, também, pelo Posto de Saúde do bairro Antônio Dias, onde a instituição se encontra. Assim, o atendimento aos alunos retorna ao modelo online.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Ouro Preto, um dos professores positivados para a Covid-19 não estava frequentando a escola presencialmente. Ainda segundo a pasta, ambos estão com o esquema vacinal completo e seguem fazendo o isolamento em suas próprias casas.

A escola, segundo a Secretaria de Saúde de Ouro Preto, seguirá com o que diz os protocolos do Minas Consciente. Portanto suspenderá as atividades presenciais por 14 dias até que o sintomas dos servidores desapareçam e nenhum aluno manifeste sintomas.

O retorno às aulas presenciais não facultativo se deu através de um Decreto do Governo de Minas Gerais, que vale para todas as escolas públicas e privadas no estado. A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que aprovou a 6ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais. A medida também acaba com a exigência de distanciamento adicional de 0,90 metro entre os estudantes nos ambientes da escola.

Pela nova versão do protocolo, permanecem vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena.

As aulas 100% presenciais iniciaram em Ouro Preto no último dia 13 de novembro. Diferente dos demais municípios do estado, a cidade histórica adiou 10 dias para o retorno para que os gestores escolares organizem a transição da forma híbrida para a presencial de ensino.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal, oito novos casos de Covid-19 foram confirmados nas últimas 24h em Ouro Preto, totalizando 6.502 casos. Desses, 6.464 se recuperaram, 132 pessoas morreram, sete pacientes estão internados (sendo dois ouro-pretanos) e a taxa de ocupação de leitos na cidade é de 35%.

O “Vacinômetro” do boletim consta 70.197 pessoas parcialmente imunizadas (87,94%) em Ouro Preto e 65.517 ouro-pretanos estão completamente imunizados (82%).

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:33