Menu

Prefeito de Ouro Preto anuncia nova secretária de Turismo e reforma administrativa

Assim como acontece a nível estadual, a Secretaria de Turismo receberá a pasta da Cultura para trabalhar de forma conjunta.
11/11/2021 às 13:39
Tempo de leitura
7 min
Foto: Facebook / PMOP
Foto: Facebook / PMOP

Ouro Preto está com algumas mudanças em sua administração municipal. A ex-secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, assumiu a Secretaria de Turismo e o responsável pela Casa Civil, Zaqueu Astoni, está provisoriamente na pasta da Cultura. Tudo isso se deu por conta da saída de Rodrigo Câmara da Secretaria de Turismo para assumir um novo cargo na Secretaria de Estado de Turismo. Ele será coordenador do programa cultural e turístico “Circuito Liberdade”, em Belo Horizonte, a convite do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Com essas mudanças, a novidade é que haverá, também, uma reforma administrativa em Ouro Preto. Assim como acontece a nível estadual, a Secretaria de Turismo receberá a pasta da Cultura para trabalhar de forma conjunta. De acordo com Margareth, as duas pastas interagem entre si.

“Assumi a Secretaria de Turismo, que futuramente será a Secretaria de Cultura e Turismo. Trago comigo uma experiência na área do turismo cultural, da cultura, da difusão da cultura por intermédio do patrimônio cultural e eu acho que vai ser muito bom, porque cultura e turismo são duas pastas que são duas pastas completamente dependentes, o turismo fortalece a cultura e a cultura fornece elementos para a promoção e difusão do turismo cultural. Considerando que Ouro Preto é uma cidade ímpar, que tem a sua especificidade e que foi tombada primeiro como Cidade Patrimônio Mundial, a primeira do Brasil, em 1980, nós precisamos fazer uso desse título para levar Ouro Preto para o mundo e que cada cidadão brasileiro se faça guardião desse pedacinho de ouro que é a cidade de Ouro Preto”, disse a secretária.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), revelou que pensou em ter duas pastas separadas na administração municipal, principalmente, para dar uma atenção maior para a cultura, visto que o Governo Federal extinguiu o Ministério da Cultura. Porém, visando da maior pragmatismo às atividades, a pasta da Cultura será integrada à do Turismo.

“Nós vimos agora que a cultura chama o turismo e o turismo pede a cultura. Nós tivemos um grande secretário de Turismo e muitas das ações que ele praticou teriam, em qualquer outro lugar, a classificação de projeto cultural. A Margareth, por sua vez, fez muitas coisas que estão na linha de um plano municipal que atrai cultura e turismo, não tem porque haver secretarias separadas. Eu confesso que imaginei em criar uma secretaria só de cultura, porque o Governo Federal extinguiu o Ministério da Cultura, que faz muita falta. Então, eu digo, cortaram uma árvore em Brasília e vamos plantar uma sementinha em Ouro Preto. Mas, na verdade, nós precisamos de ação prática, pragmática e objetiva, o turismo se enriquece com a cultura e a cultura se fortalece com o turismo”, disse o prefeito.

Saída de Rodrigo Câmara

Na última semana, Rodrigo Câmara pediu exoneração do cargo de secretário do Turismo para o novo desafio na Secretaria de Turismo de Minas Gerais. Angelo Oswaldo reconheceu o trabalho prestado e o agradeceu através das redes sociais.

“Ele vai para uma nova missão ainda mais relevante no plano da cultura e turismo do nosso estado, mas deixa um saldo bastante positivo e eu tenho certeza que nessas novas funções ele continuará colaborando com a Prefeitura de Ouro Preto e a nossa Secretaria de Turismo. Fica aqui registrado o nosso melhor agradecimento e reconhecimento pelo trabalho relevante que esse jovem fotógrafo, artista, designer realizou na Prefeitura de Ouro Preto, cidade que tanto deve a ele”, disse o prefeito em vídeo.

Foram 10 meses de trabalho frente à Secretaria de Turismo de Ouro Preto. Segundo Rodrigo Câmara, foi um período curto e crítico por conta da pandemia, que restringiu muitas atividades turísticas na cidade. Foram várias pessoas do setor que pediram ajuda ao ex-secretário no decorrer deste ano, incluindo artesão, hoteleiro, dono de restaurante, guia de turismo, dono de mina e de jardineira. Com isso, em parceria com a Câmara Municipal, foi criado o programa Pró-Cultura, que concedeu auxílio para toda essa classe.

Além disso, Rodrigo conta que a imagem de Ouro Preto teve que ser trabalhada em âmbito nacional para atrair a chegada de pessoas, principalmente pelo noticiário dando destaque às barragens que se encontram na cidade, ainda que se localizem distantes da sede.

“Tivemos um único projeto, através da Semana Santa, que se chama homenagens silenciosas, porque não se podia aglomerar. Só de mídia espontânea, tivemos R$ 14,3 milhões. A mensagem de páscoa que fechou o Jornal Nacional no Sábado de Aleluia saiu de Ouro Preto. Tivemos todos os canais, fechamos o Jornal Nacional do Sábado de Aleluia, a Folha e outros portais, todos dando destaque a Ouro Preto”, conta Rodrigo.

Prefeito de Ouro Preto anuncia nova secretária de Turismo e reforma administrativa
Foto: Ane Souz / PMOP

Mesmo em pandemia, Ouro Preto realizou alguns programas neste ano, como o carnaval que foi feito de forma virtual e o Circuito Especial de Cozinhas. Um outro destaque é para a Casa de Gonzaga, onde se encontra a Secretaria de Turismo, que se transformou em uma galeria de arte, levando de forma democrática e gratuita conteúdo de qualidade para quem visita a cidade e para os moradores.

Distritos em destaque

Ao longo deste ano, Lavras Novas recebeu o título de sétimo destino mais acolhedor do Brasil pelo Travellers Review Awards 2021, da plataforma de reservas on-line Booking. “Atraímos investimento para um lugar que é realmente muito gostoso de visitar”, destacou Rodrigo Câmara.

E, por último, o distrito de São Bartolomeu recebeu o título de uma das vilas rurais turísticas mais importantes do mundo, que está, também na corrida ainda para ganhar o título de melhor vila turística rural do Brasil.

“Levamos a capacitação do SEBRAE para a produção de doces para o comércio. A gente já tem o tombamento da goiabada como patrimônio imaterial, mas levamos um pouco mais de conhecimento técnico e informação para aqueles que desejam crescer e levar os seus negócios de forma a fazer uso desse título de melhor vila para ter produtos. Pessoas que saiam de São Paulo e Rio, visitam São Bartolomeu, compram uma goiabada e leva para seus amigos, falam que é de uma das melhores vilas do mundo”, disse Rodrigo Câmara.

Até meados de outubro foram 635 reuniões na Secretaria de Turismo de Ouro Preto e, segundo Rodrigo, todo mundo foi atendido. “Foi cansativo, mas eu acredito que tenha valido a pena. Falar que eu estou saindo de Ouro Preto feliz da vida é mentira, eu amo essa cidade, onde minha mãe e meu avô viveram, onde eu fui batizado, passei minha infância e adolescência, onde eu tenho minha empresa também. Questões políticas me desmotivaram um pouco e culminou com esse convite do Governo do Estado” disse Rodrigo.

Nova função na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo

Hoje, dentro da Secretaria de Cultura e Turismo, há o secretário Leônidas Oliveira, a subsecretária Milena Pedrosa e o subsecretário Maurício Canguçu. Rodrigo ficará em um cargo abaixo do Maurício, como superintendente do circuito de museus, arquivos públicos e equipamentos culturais dentro do “Circuito Liberdade”. O seu papel agora é gerar o desenvolvimento de projetos especiais para todos esses elementos culturais. “O meu trabalho hoje é basicamente começar do zero todos os processos organizacionais e e de desenvolvimento de conteúdo para esses equipamentos”, finaliza Rodrigo Câmara.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:38