Menu

Previsão do tempo aponta fim de semana chuvoso em Mariana e Ouro Preto, de 22 e 24/10

De acordo com o Climatempo, durante este fim de semana, pode chover na sexta, sábado e no domingo, 22 a 24 de outubro, em Mariana e Ouro Preto.
21/10/2021 às 23:11
Tempo de leitura
5 min
Foto: Peterson Bruschi
Foto: Peterson Bruschi

Após dias de pancadas de chuvas que devastou o distrito de Amarantina, em Ouro Preto, que deixou mais de 30 famílias desabrigadas, e parte de Cachoeira do Campo, com inundações em áreas próximas á rodoviária, o fim de semana pode voltar a ter chuvas, mas de menor intensidade. De acordo com o Climatempo, durante este fim de semana, pode chover na sexta, sábado e no domingo, 22 a 24 de outubro, em Mariana e Ouro Preto.

O maior volume de precipitação deve ocorrer no domingo, dia em que há 67% de chance que que chova um volume de 8 mm. No sábado, a previsão é de 80% para que haja um volume menor de chuva, em torno de 5 mm. Em relação à temperatura, Mariana deve atingir mínima de 12ºC e máxima de 28ºC. Já Ouro Preto não passa dos 13° e 26ºC nos extremos. Os dois dias serão de tempo nublado.

Às chuvas podem ocorrer nas tardes e durante o período da noite. Por isso, é sempre bom estar atento para não ser pego de surpresa. Em caso de tempestade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz as seguintes recomendações:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Prefeitura de Mariana realiza Plano de Contingenciamento para controle de ações durante o período de chuvas intensas

Foto: Prefeitura Municipal de Mariana

Nesta manhã, representantes de todas as secretarias municipais participaram da reunião de assinatura do Plano de Contingência do município, relacionado ao direcionamento de ações referente ao período chuvoso, elaborado pela frente da Defesa Civil. Nas últimas semanas, o órgão vem emitindo os alertas meteorológicos e a previsão permanece com probabilidade de continuidade das chuvas neste mês de outubro e novembro.

Ontem, os bairros Morro Santana, Santo Antônio, Santa Rita de Cássia, Rosário e o distrito de bandeirantes foram assistidos. Uma equipe de emergência está em alerta 24h para suprir as demandas e necessidades dos moradores. Durante a reunião, todos os locais que possuem cenário risco, como deslizamentos e inundação, foram citados.

A cada secretaria, foram destinadas as atribuições. Desde a divulgações das ações de prevenção, atuação e transparência, as coordenações são responsáveis por mobilização de equipe de remoção e resgate, disponibilização e estruturação de espaços públicos para possíveis realocações, arrecadações, controle e distribuições de donativos, reabilitação dos cenários, edificações e obras de arte impactadas, levantamento de danos, atendimentos emergenciais, clínicos e psicossociais, de forma emergencial, a todas as pessoas atingidas, levantamento de danos ambientais, acolhimento e cadastro das famílias atingidas, garantia da segurança dos atingidos e reforço e manutenção referentes ao abastecimento de água.

Alertas

Os alertas são enviados pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais – SIMGE/IGAM e recolhidos pela Defesa Civil, responsável pelo diagnóstico e pelo mapeamento dos setores geológico, hidrológico e tecnológico de risco existentes na sede e nos distritos marianenses, através do Plano Municipal de Redução de Risco – PMRR.

Recomendações presentes no plano

Diante da incidência de chuvas, a Prefeitura e a Defesa Civil reforçam as campanhas de prevenção e atenção que os marianenses devem ter para evitar os desastres. Os cuidados atuam em duas frentes principais: prevenção e providências.

Uma das recomendações, é a não construção em margens ou sobre os leitos dos rios e córregos. Nos períodos de chuva, a água pode erodir as margens e as moradias podem sofrer danos estruturais ou até serem destruídas.

Também há entre as orientações, a prática correta do sistema de escoamento dos encanamentos domiciliares, como tanque, pias e esgoto, não direcionando diretamente no terreno. Essas águas se infiltram no solo e podem contribuir para a ocorrência de deslizamentos.

A população também deve estar atenta ao aparecimento de trincas nas residências, inclinação de postes e de árvores, blocos ou lascas de rochas soltos ou instáveis e às águas mais barrentas e sujas descendo as encostas. Diante das ocorrências de desastres, as orientações são para acionar imediatamente a Defesa Civil e se abrigar em local seguro.

Você pode contatar a Defesa Civil, para agendar vistorias ou solicitar apoio no momento dos desastres, através do número: 199.

Também é possível solicitar ajuda através dos telefones:

Guarda Municipal: (31) 3558-5468 ou 153
Plantão da CEPDEC/MG – (31) 99818-2400
Polícia Militar – 190
Polícia Militar de Meio Ambiente – (31) 3557-4118
Bombeiro Militar – (31) 3557-2045 ou 193
SAAE- (31) 3557-9300 ou 115
Prefeitura de Mariana – 3557-9000 / 9015 / 9280
Polícia Rodoviária Militar – (32) 3557-1044

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:54