Menu

Nutrição e Câncer: O cuidado se inicia no tratamento de informações

06/03/2019 às 20:51
Tempo de leitura
2 min

O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento desordenado das células, que pode ocorrer devido a fatores genéticos ou ambientais. A nutrição exerce importante papel no que diz respeito ao fator ambiental, visto que ela pode atuar como um agente protetor; além disso, uma alimentação equilibrada tem importante papel durante o tratamento do câncer.

Devido à complexidade e relevância do assunto, constantemente são divulgadas uma infinidade de informações sem qualquer embasamento científico, prometendo  a cura do câncer e promovendo alimentos e/ou hábitos alimentares milagrosos em contraponto a proibição de outros que  podem desencadear o crescimento de um tumor.

É preciso que cada informação seja analisada cuidadosamente a fim de atestar a veracidade das orientações divulgadas, visto que o seguimento de recomendações inadequadas pode comprometer a saúde do indivíduo ou prejudicar a evolução do paciente em tratamento.

É devido ao grande risco associado à veiculação de informações infundadas que, no ano de 2018, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou uma cartilha (Dietas restritivas e alimentos milagrosos durante o tratamento do câncer: fique fora dessa!) desvendando os principais mitos associados a dietas restritivas e alimentos milagrosos no tratamento do câncer, temas  estes que são frequentemente abordados nas mídias.

Com base nisso, torna-se imprescindível que os mitos sejam esclarecidos e divulgados, a fim de evitar os possíveis prejuízos causados pela crença neles, e permitir que sejam tomadas atitudes realmente benéficas para a saúde do paciente com câncer.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:55