Menu

Quais são as áreas mais promissoras do mercado de trabalho em 2023?

11/02/2023 às 09:33
Tempo de leitura
4 min
Foto: Prefeitura de Jaboatão
Foto: Prefeitura de Jaboatão

O mercado de trabalho é uma constante evolução e mudanças, e 2023 não será diferente. A pandemia do COVID-19 teve um impacto significativo nas economias e nos mercados de trabalho ao redor do mundo, e as consequências ainda estão sendo sentidas.

No entanto, algumas áreas têm apresentado crescimento e foram impulsionadas pela necessidade de adaptação aos novos tempos. Aqui estão as melhores áreas do mercado de trabalho para 2023.

Melhores áreas para 2023

Tecnologia da Informação

A tecnologia da informação é uma das áreas com mais crescimento no mercado de trabalho, e isso não mudará em 2023. Com a pandemia, houve uma grande demanda por soluções tecnológicas para permitir o trabalho remoto e a colaboração à distância.

Além disso, a transformação digital de muitas empresas e organizações também está impulsionando a demanda por profissionais especializados em tecnologia da informação.

Saúde

A pandemia do COVID-19 aumentou ainda mais a demanda por profissionais da saúde, e isso não mudou em 2023, mesmo após o fim da pandemia. A saúde será sempre uma área crítica e fundamental para a sociedade, e haverá uma grande demanda por médicos, enfermeiros, técnicos em saúde e outros profissionais da saúde. Além disso, com a evolução da tecnologia, há uma necessidade crescente de profissionais capacitados em tecnologias digitais para melhorar os sistemas de saúde.

Energia

A energia renovável é uma área em constante crescimento e evolução, e a demanda por profissionais especializados nesta área só continuará a aumentar. Com a necessidade crescente de fontes de energia mais limpa e sustentável, haverá uma demanda por engenheiros, técnicos e outros profissionais especializados em energia renovável.

Comércio eletrônico (ecommerce)

O comércio eletrônico tem crescido rapidamente nos últimos anos, e esse crescimento continuará em 2023. Com a pandemia, muitas empresas foram forçadas a se adaptar às compras online e à entrega de produtos, e isso impulsionou ainda mais o crescimento do comércio eletrônico. Já existe uma demanda por profissionais capacitados em marketing digital, desenvolvimento de sites e aplicativos, e gerenciamento de plataformas de comércio eletrônico.

Como se dar bem no mercado de trabalho em 2023?

  1. Adquira habilidades técnicas relevantes: É importante estar atualizado com as habilidades técnicas relevantes para sua área de atuação. Isso inclui estar familiarizado com as últimas tecnologias e ferramentas utilizadas em seu campo, bem como estar sempre disposto a aprender e adquirir novas habilidades.
  2. Desenvolva suas soft skills: As soft skills, como comunicação, resolução de problemas, trabalho em equipe e liderança, são altamente valorizadas pelos empregadores. Demonstrar essas habilidades pode ajudá-lo a se destacar em um mercado altamente competitivo.
  3. Networking: O networking é uma das melhores maneiras de expandir sua rede de contatos e encontrar oportunidades de trabalho. Participe de eventos da indústria, conecte-se com antigos colegas de trabalho e mantenha contato com pessoas em sua rede.
  4. Crie uma presença on-line sólida: Uma presença on-line forte pode ajudá-lo a se conectar com outras pessoas em sua indústria e a encontrar oportunidades de trabalho. Mantenha seu perfil profissional atualizado e compartilhe conteúdo relevante para sua área de atuação.
  5. Seja flexível: O mercado de trabalho está em constante mudança, e é importante estar disposto a se adaptar às mudanças. Isso inclui estar aberto a novas oportunidades e a trabalhar em diferentes setores e indústrias.

Nós do Mais Minas temos um editorial especializado em vagas de emprego, que tal conferir?

Última atualização em 10/02/2023 às 16:42