Os 25 anos do Windows 95: o início de uma nova era

Publicado: última atualização em 0 comment

Eles a chamaram de “Midnight Madness”: em 24 de agosto de 1995, muitas lojas de informática nos EUA abriram suas portas exatamente à meia-noite para disponibilizar os primeiros pacotes de disquetes ou CDs do novo sistema operacional Microsoft. Há 25 anos a Microsoft lançava seu sistema operacional Windows 95.

Com dinheiro para propaganda na casa dos milhões e a introdução do menu iniciar, a empresa de Bill Gates conseguiu trazer o PC, ainda não popular naquela época, para o amplo mercado de consumo. Cerca de 60 milhões de PCs foram vendidos em todo o mundo no início do sistema operacional em 1995 – dez anos depois, já eram mais de 200 milhões. Na época, a Microsoft tinha uma participação de mercado de mais de 95%.

Os 25 anos do Windows 95: o início de uma nova era
Imagem: Divulgação

+ Conheça a história da Wikipédia, uma das maiores fontes de informação da internet

O Windows 95 foi vendido como um blockbuster pela empresa: a Microsoft comprou os direitos de uso da música “Start Me Up” dos Rolling Stones, e o novo sistema operacional foi celebrado em um evento com mais de 2.000 visitantes. Hoje, eventos introdutórios sensacionais são comuns em empresas de tecnologia. A estratégia funcionou: o sistema operacional se tornou um campeão de vendas.

No entanto, isso não significa que o Windows 95 funcionou perfeitamente. Alguns problemas de compatibilidade foram inevitáveis. No entanto, uma nova interface gráfica beneficiou os usuários – pense no botão Iniciar que tem sido usado para navegar pelo sistema em todas as versões do Windows desde então. No início, a Microsoft subestimou a web e dispensou o Internet Explorer na versão básica do Windows 95 – mas mudou de curso alguns meses depois.

Hoje, o mercado de PCs está sendo empurrado para trás por smartphones e tablets. Desde 2011 as vendas têm caído continuamente. Há alguns anos, a Microsoft tem se concentrado cada vez mais em outras áreas de negócios, como serviços em nuvem. Com o Windows 95, a Microsoft iniciou uma nova era há 25 anos.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS