Prefeitura de Ouro Preto declara calamidade pública por conta do coronavírus

Publicado: última atualização em 0 comment

A Prefeitura de Ouro Preto declarou, nesta terça-feira (24), o estado de calamidade pública por conta do coronavírus. Apesar de não ter nenhum caso confirmado do COVID-19 até o momento, o prefeito Júlio Pimenta declarou o estado calamitoso para fins de prevenção e enfrentamento à doença.

De acordo com o boletim informativo divulgado pela Prefeitura de Ouro Preto, a cidade histórica tem 46 casos de coronavírus em investigação. Ainda de acordo com o município, o resultado dos exames tem demorado devido a centralização da análise em apenas um centro laboratorial em Belo Horizonte.

O secretário de Saúde de Ouro Preto, Paulo Marques Xavier da Silva, também garante que está dando assistência à todos os 46 pacientes com suspeita de coronavírus e que nenhum deles apresenta quadros mais graves.

O Decreto:

Art. 1º Fica declarado estado de calamidade pública em todo o território do Município de Ouro Preto para fins de prevenção e enfrentamento ao coronavirus COVID-19.

§ 1º poderão ser requisitados bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa;

§ 2º nos termos do art. 24, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, fica autorizada a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência.

Art. 2º Os órgãos de polícia administrativa do município deverão atuar de forma conjunta para o fiel cumprimento das disposições presentes neste Decreto.

Art. 3º Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Medidas de intervenção

Com a preocupação quanto à proliferação do coronavírus, o prefeito Júlio Pimenta anunciou, na última segunda-feira (23), que irá utilizar a antiga fábrica de tecidos, hoje centro de convenções, para instalação de 50 leitos dispostos à atender os pacientes com sintomas do vírus que vem contaminando o mundo inteiro neste início de 2020.

“A antiga fábrica de tecidos e atual centro de eventos é um local com bastante espaço e isolado, apto para atender os pacientes”, declarou Júlio Pimenta.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS