Menu

Ouro Preto completa 40 anos do título de Patrimônio Mundial

06/09/2020 às 14:55
Tempo de leitura
2 min
Foto: Arquivo/Mais Minas
Foto: Arquivo/Mais Minas

Fundada nas encostas de um estreito e sinuoso vale delimitado por duas cadeias de montanhas na região das Minas Gerais, Ouro Preto comemorou, no dia 05 de setembro, 40 anos do título de Patrimônio Mundial. A antiga Villa Rica é também uma das primeiras cidades tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em 1938.

Primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, a antiga Vila Rica foi reconhecida por sua excepcionalidade e originalidade. Nascente da riqueza das jazidas das Minas Gerais, a cidade foi capital da província e recebeu de Dom Pedro I o título de Cidade Imperial. Berço de grandes artistas responsáveis pelas mais significativas obras do barroco brasileiro, que hoje compõe essencialmente sua arquitetura característica, foi também o cenário do movimento pela independência do Brasil, a Inconfidência Mineira.

+ Capela bicentenária em Bento Rodrigues, não atingida pela lama, é tombada pelo IEPHA

Passados 40 anos, Ouro Preto honra seu título de Patrimônio Mundial a todo tempo, proporcionando a seus visitantes inúmeras descobertas e vivências. Na fala da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto, “Ouro Preto traz consigo significativas raízes do Brasil”.

Para manter a unicidade da riqueza dos elementos que compõe a ambiência de Ouro Preto, são necessários cuidado e proteção constante de suas edificações e localidades públicas, pela comunidade, setor público e privado. O Iphan direciona especial atenção às ações de preservação na cidade, como, por exemplo, na restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, obra hoje em andamento.

O turismo cultural encontra recanto nas íngremes ruas ouro-pretanas. Seja pela riqueza na historicidade nacional revelada por suas edificações oficiais ou em objetos dentro de museus, seja pela mineiridade latente de espaços tradicionais ou pela arte barroca de suas edificações em cada detalhe, inúmeras pessoas visitam a cidade mineira, fazendo dela um dos polos turísticos do estado. Neste dia 03 de setembro o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio visitou a cidade juntamente à Superintendente do Iphan em Minas Gerais, Débora Nascimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Iphan

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:53