Menu

Ouro Preto, Lafaiete e região têm previsão de chuva para este domingo, no horário do Enem

09/11/2019 às 20:54
Tempo de leitura
3 min

No próximo domingo, 10 de novembro, acontece em todo o Brasil a aplicação das provas que compõem a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos devem sair de casa precavidos, pois, de acordo com o Clima Tempo, a previsão é de pancadas de chuva na maior parte do estado de Minas Gerais. Para Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte, a chuva está prevista para começar a partir das 12h.

Ainda há previsão de temporais para outras localidades do país, como São Paulo (SP) e São José do Rio Preto (SP), onde estão previstas pancadas no período noturno. Já para a capital carioca, a chuva está prevista para começar logo pela manhã. Para a região do nordeste brasileiro, não há possibilidade de chuva. Já na região Norte, em Manaus por exemplo, a previsão é de chuva durante a tarde. Chove também na capital paranaense, com possibilidade de temporais em qualquer horário do dia.

Ouro Preto e Região

No domingo do Enem, os termômetros devem marcar a temperatura mínima de 18º e máxima de 30º na cidade histórica. De manhã haverá Sol, porém as nuvens devem se acumular no céu deixando o clima nublado no ínicio da tarde. A partir do horário do almoço é possível que chova, inclusive até à noite. A umidade do ar estará entre 41% e 95%. A chuva prevista para cair sob Ouro Preto é forte, de 14mm.

Para Itabirito (MG), há 80% de chances de pancadas de chuva forte, de 11mm na parte da tarde e começo da noite. A temperatura máxima será de 31º e mínima de 19º.

Em Conselheiro Lafaiete (MG), a possibilidade de uma forte chuva, de 16mm, cair às 15h, é maior do que nos demais horários. A cidade deve registrar a temperatura mínima de 20º, e máxima de 32º.

Já em Mariana (MG), deve ventar bastante no domingo (9), com a força de 18km/h. Haverá Sol pela manhã, porém a tarde também há previsões de temporais fortes, de 11mm.

volume é um indicativo da intensidade da chuva. Não existe uma classificação única e universal, mas ele pode ser interpretado conforme a seguinte escala:

– Chuva leve: menos de 2,5mm
– Chuva moderada: entre 2,5mm e 7,6mm
– Chuva forte: entre 7,6mm e 50mm
– Chuva violenta: mais de 50mm

Dicas para os candidatos do ENEM

Como muitos já devem saber, alguns objetos são proibidos de permanecerem junto ao candidato da prova do ENEM. Portanto, há um espaço para deixar as bolsas e os pertences pessoais dentro da sala, sob a supervisão dos fiscais que estarão aplicando a avaliação.

Com a previsão de chuva, a o candidato deve ter cuidado ao carregar capa de chuva ou guarda-chuva, o indicado é que se leve uma sacola, onde possa colocar estes objetos que provavelmente estarão molhados, para que eles não se misture com seus pertences pessoais possibilitando assim que os mesmos se molhem também.

Outra dica importantíssima é sair mais cedo de casa, tendo em vista que o trânsito da sua cidade pode estar um pouco mais lento do que o convencional, devido as pancadas de chuvas.

Não esqueça os seus documentos e boa prova!

Leia também: Estudantes de Ouro Preto e Mariana fazem Enem em busca de uma vaga no ensino superior

COMENTÁRIOS