Menu

Um mês dedicado ao cuidado com a saúde da mulher

08/10/2018 às 20:44
Tempo de leitura
2 min

Iniciou-se o mês de outubro e com ele a campanha Outubro Rosa, a qual  é celebrada anualmente, visando o compartilhamento de informações  e a conscientização sobre o câncer de mama,  a fim de promover  maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e assim contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma das doenças que mais mata as mulheres, por isso a campanha outubro rosa vem alertar para a importância da realização de exames periódicos, além do autoexame das mamas, a fim de facilitar o diagnóstico e aumentar as chances de cura.

O outubro rosa surgiu na década de 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, que ocorreu em Nova York e tinha como objetivo arrecadar dinheiro e informar sobre o câncer de mama. Naquela data todos os participantes da corrida usaram um laço rosa na altura do peito, laço esse que, hoje, é conhecido como o símbolo da campanha.

Em 1997, outras cidades aderiram à campanha com ações voltadas para conscientização da prevenção por meio do diagnóstico precoce; e dessa forma o mês de outubro ficou conhecido como o mês do câncer de mama.

No Brasil, a primeira ação relacionada ao Outubro Rosa ocorreu em 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante todo o mês.

A conscientização sobre o câncer de mama e a detecção precoce é de grande valia para a promoção da saúde da mulher e a redução da mortalidade; dessa forma a campanha Outubro Rosa mostra sua importância ao incentivar que a mulher busque conhecer  seu corpo para que seja apta a detectar toda e qualquer alteração que possa ocorrer e assim ser diagnosticada e tratada em tempo hábil.

Última atualização em 19/08/2022 às 10:28