Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Os aparelhos de televisão estão cada vez maiores. Porém, também mais finos e leves. Por isto, podem ser fixados com suporte às paredes da casa. Ou ainda em estruturas especiais, como é o caso dos painéis.
Neste texto, veremos alguns exemplos bem diferentes de decoração, onde a utilização de painel para TV fez toda a diferença, contribuindo para a organização do layout, a otimização de espaço, e mais. Confira.
A função do painel para TV
Painel para TV tem um propósito bem específico. Como o próprio termo já explica, trata-se de um móvel desenhado para dar suporte aos aparelhos de televisão. Ele pode ou não fazer par com um rack.
Ter prateleiras e nichos para DVD. E possuir luzes embutidas, recortes e partes texturizadas ou espelhadas. A escolha do modelo vai depender da proposta de design que foi feita para o ambiente.
Decorações de vários ambientes podem praticamente “pedir” por um painel para TV. Isto porque este tipo de peça não só é só funcional como muito bonita também, ajudando a preencher e a dar um toque a mais de cor e de estilo os espaços.
Existem vários modelos diferentes – horizontais e verticais, a ideia é usar um que possa esconder toda aquela fiação elétrica que costuma ficar exposta, enfeiando o cenário.
Onde usar painel para TV
Dentro de casa, é indicado usar painel para TV principalmente na sala de estar. Mas é possível ver em sites e revistas de decoração exemplos de projetos onde o painel para TV foi usado em outros tipos de cômodos também.
Entram nesta lista os quartos – de casal, de solteiro e até de bebê -, as varandas gourmet, as cozinhas e os escritórios. Painéis que cobrem uma parede inteira ou apenas uma seção – não importa.
Geralmente, o costume é colocar painel para TV no ponto de maior destaque no ambiente, no centro de sua parede principal. Mas nem sempre a ideia é fazer do painel para TV o ponto focal do ambiente. Tem formas diferentes de usar painel para TV que é o que será destacado no tópico seguinte. Por agora, observe as imagens deste texto.
Inove ao usar seu painel para TV
Painel para TV pode ser a peça mais importante da decoração de um ambiente. Para ter uma ideia, este móvel pode, inclusive, orientar todo o layout no local, ficando todos os demais elementos voltados para ele – como os estofados, por exemplo. Também pode ajudar a separar setores da casa. Ou deixar áreas ocultas aos olhos do observador. Tudo vai depender da proposta de design de interiores que foi estabelecida.
As imagens apresentadas neste texto mostram várias situações de uso de painel para TV dentro de residenciais. Em alguns casos, o painel não foi fixado a uma parede.
Na verdade, ele já é a própria parede que divide setores com funções distintas em uma planta totalmente aberta. Neste caso, o painel assume uma forma mais dinâmica, deixando o layout da casa, como um todo, bem mais interessante.
Em outros casos o painel faz “sumir” completamente uma zona inteira do imóvel, deixando-a oculta – por exemplo, um quarto, ou até mesmo uma cozinha ou lavanderia. E tem também aqueles painéis cujo desenho se desmembra em várias partes.
Eles podem acompanhar o desenho da parede atrás ou ir se dividindo em partes distintas, com funções diferentes, de acordo com as várias atividades realizadas no local.
Pode-se instalar um painel de fora a fora na sala – desde a área de estar até a área de jantar. Um painel que se dobre, indo do teto ao chão – inclusive sustentando a luminária principal do ambiente.
Um painel para TV que abrigue uma lareira também. Ou só um painel tradicional – como os muitos que são encontrados a venda nas lojas. Qualquer uma destas opções pode ficar linda dentro de casa.
Planeje bem a decoração da sua casa. Pense como você pode usar e abusar dos painéis nos ambientes. Analise onde seria interessante ter TV dentro de casa. Então, apele para a criatividade. Faça do painel para TV a peça-chave do design do seu imóvel.
Essas dicas de como utilizar o painel de TV como peça chave na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.
Leia também: Papel de parede é item de destaque na decoração e arquiteta explica passo a passo da escolha