Menu

Painel para tv: como usar essa peça-chave na decoração

23/12/2019 às 08:30
Tempo de leitura
5 min

Os aparelhos de televisão estão cada vez maiores. Porém, também mais finos e leves. Por isto, podem ser fixados com suporte às paredes da casa. Ou ainda em estruturas especiais, como é o caso dos painéis. 

Neste texto, veremos alguns exemplos bem diferentes de decoração, onde a utilização de painel para TV fez toda a diferença, contribuindo para a organização do layout, a otimização de espaço, e mais. Confira.

Crédito da foto: Moussi Arquitetura/Viva Decora

A função do painel para TV

Painel para TV tem um propósito bem específico. Como o próprio termo já explica, trata-se de um móvel desenhado para dar suporte aos aparelhos de televisão. Ele pode ou não fazer par com um rack.

Ter prateleiras e nichos para DVD. E possuir luzes embutidas, recortes e partes texturizadas ou espelhadas. A escolha do modelo vai depender da proposta de design que foi feita para o ambiente.

Decorações de vários ambientes podem praticamente “pedir” por um painel para TV. Isto porque este tipo de peça não só é só funcional como muito bonita também, ajudando a preencher e a dar um toque a mais de cor e de estilo os espaços.

Existem vários modelos diferentes – horizontais e verticais, a ideia é usar um que possa esconder toda aquela fiação elétrica que costuma ficar exposta, enfeiando o cenário.

Crédito das fotos: Iara Kilaris e BY Arq&Design/Viva Decora

Crédito da foto: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design/Viva Decora

Onde usar painel para TV

Dentro de casa, é indicado usar painel para TV principalmente na sala de estar. Mas é possível ver em sites e revistas de decoração exemplos de projetos onde o painel para TV foi usado em outros tipos de cômodos também.

Entram nesta lista os quartos – de casal, de solteiro e até de bebê -, as varandas gourmet, as cozinhas e os escritórios. Painéis que cobrem uma parede inteira ou apenas uma seção – não importa.

Geralmente, o costume é colocar painel para TV no ponto de maior destaque no ambiente, no centro de sua parede principal. Mas nem sempre a ideia é fazer do painel para TV o ponto focal do ambiente. Tem formas diferentes de usar painel para TV que é o que será destacado no tópico seguinte. Por agora, observe as imagens deste texto.

Crédito da foto: Bernal Projetos/Viva Decora

Crédito da foto: Danyela Corrêa/Viva Decora

Inove ao usar seu painel para TV

Painel para TV pode ser a peça mais importante da decoração de um ambiente. Para ter uma ideia, este móvel pode, inclusive, orientar todo o layout no local, ficando todos os demais elementos voltados para ele – como os estofados, por exemplo. Também pode ajudar a separar setores da casa. Ou deixar áreas ocultas aos olhos do observador. Tudo vai depender da proposta de design de interiores que foi estabelecida.

Crédito da foto: PAGAMA arquitetura + design/Viva Decora

Crédito da foto: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design/Viva Decora

As imagens apresentadas neste texto mostram várias situações de uso de painel para TV dentro de residenciais. Em alguns casos, o painel não foi fixado a uma parede.

Na verdade, ele já é a própria parede que divide setores com funções distintas em uma planta totalmente aberta. Neste caso, o painel assume uma forma mais dinâmica, deixando o layout da casa, como um todo, bem mais interessante.

Crédito das fotos: Studio Novak e Máira Ritter/Viva Decora

Em outros casos o painel faz “sumir” completamente uma zona inteira do imóvel, deixando-a oculta – por exemplo, um quarto, ou até mesmo uma cozinha ou lavanderia. E tem também aqueles painéis cujo desenho se desmembra em várias partes.

Eles podem acompanhar o desenho da parede atrás ou ir se dividindo em partes distintas, com funções diferentes, de acordo com as várias atividades realizadas no local.

Crédito da foto: BY Arq&Design/Viva Decora

Crédito da foto: Ana Cláudia Mendes Fontes/Viva Decora

Pode-se instalar um painel de fora a fora na sala – desde a área de estar até a área de jantar. Um painel que se dobre, indo do teto ao chão – inclusive sustentando a luminária principal do ambiente.

Um painel para TV que abrigue uma lareira também. Ou só um painel tradicional – como os muitos que são encontrados a venda nas lojas. Qualquer uma destas opções pode ficar linda dentro de casa.

Planeje bem a decoração da sua casa. Pense como você pode usar e abusar dos painéis nos ambientes. Analise onde seria interessante ter TV dentro de casa. Então, apele para a criatividade. Faça do painel para TV a peça-chave do design do seu imóvel.

Essas dicas de como utilizar o painel de TV como peça chave na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também: Papel de parede é item de destaque na decoração e arquiteta explica passo a passo da escolha