Menu

Parte do talude da Mina de Gongo Soco se desprende

31/05/2019 às 14:25
Tempo de leitura
2 min

A Vale informou na manhã de hoje (31), que fragmentos do talude da cava da Mina de Gongo Soco se desprenderam durante a madrugada. A empresa também informou que a barragem Sul superior não sofreu danos e segue sendo monitorada 24h por dia.

Segundo a mineradora, os blocos que se desprenderam estão acomodados no fundo da cava. Sendo assim, as primeiras avaliações indicaram que o deslizamento do material está acontecendo de forma gradual. Dessa maneira, a empresa espera que a queda do talude aconteça sem maiores consequências.

Ela ainda reiterou que a comunidade de Barão de Cocais está sendo informada sobre toda a situação.

Desespero em Barão de Cocais

A situação na cidade é tão desesperadora que levou o prefeito Décio Geraldo dos Santos (PV), a se ajoelhar para pedir ajuda. O fato aconteceu durante uma reunião com os deputados federais da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de Brumadinho.

A movimentação no talude da Mina de Gongo Soco vem aumentando gradativamente nos últimos dias. Antes ela se movia de 3 a 4 cm por dia, agora o número subiu para 5 a 10 cm diários. A barragem está em nível 3 desde 22 de março e a Zona de Autossalvamento (ZAS) já foi evacuada.