Menu

11 benefícios da banana para a saúde baseados em evidências

24/07/2022 às 20:59
Tempo de leitura
4 min
Imagem do Canva
Imagem do Canva

As bananas são incrivelmente saudáveis, convenientes, deliciosas e uma das frutas frescas mais baratas que você pode comprar. Isso os torna uma excelente escolha para qualquer pessoa interessada em uma alimentação saudável.

Embora sejam nativos do Sudeste Asiático, crescem de forma onipresente em muitos climas quentes, tornando-os disponíveis em todo o mundo. A variedade Cavendish, o tipo mais comum encontrado em mercearias, começa firme e verde, mas fica amarela, macia e doce à medida que amadurece.

As bananas contêm muitos nutrientes essenciais e podem beneficiar a perda de peso, a digestão e a saúde do coração.

Aqui estão 11 benefícios de saúde baseados em ciência das bananas, publicada pelo site Healthline.

1. Rica em Nutrientes

As bananas contêm uma quantidade razoável de fibras e vários antioxidantes. Uma banana de tamanho normal (126 gramas) também possui:

  • Calorias: 112
  • Gordura: 0 gramas
  • Proteína: 1 grama
  • Carboidratos: 29 gramas
  • Fibra: 3 gramas
  • Vitamina C: 12% do valor diário (DV)
  • Riboflavina: 7% do DV
  • Folato: 6% do DV
  • Niacina: 5% do VD
  • Cobre: ​​11% do VD
  • Potássio: 10% do VD
  • Magnésio: 8% do VD

Uma banana fornece cerca de 112 calorias e consiste quase exclusivamente de água e carboidratos. Eles contêm pouca proteína e nenhuma gordura.

Os carboidratos nas bananas verdes e verdes estão principalmente na forma de amido e amido resistente – um tipo de fibra indigerível que veremos em breve. À medida que a fruta amadurece, seu sabor se torna mais doce enquanto seu teor de fibras diminui.

2. Pode melhorar os níveis de açúcar no sangue

As bananas são ricas em fibras solúveis. Durante a digestão, a fibra solúvel se dissolve no líquido para formar um gel. É também o que dá às bananas sua textura esponjosa.

As bananas verdes também contêm amido resistente, que não é digerido pelo seu corpo.

Juntos, esses dois tipos de fibra podem moderar os níveis de açúcar no sangue após as refeições. Além disso, eles podem ajudar a regular o apetite, retardando o esvaziamento do estômago.

Isso significa que, apesar de seu maior teor de carboidratos, as bananas não causarão grandes picos nos níveis de açúcar no sangue em indivíduos saudáveis. No entanto, enquanto as pessoas com diabetes podem comer bananas, não é recomendado comer uma grande porção de uma só vez.

3. Pode apoiar a saúde digestiva

A fibra dietética tem sido associada a muitos benefícios para a saúde, incluindo uma melhor digestão. Uma banana de tamanho médio fornece cerca de 3 gramas de fibra.

O amido resistente, o tipo de fibra encontrado em bananas verdes, é um prebiótico. Os prebióticos escapam da digestão e acabam no intestino grosso, onde se tornam alimento para as bactérias benéficas do intestino.

Além disso, a pectina – uma fibra encontrada em bananas maduras e verdes – pode ajudar a prevenir a constipação e amolecer as fezes.

Alguns estudos em tubo de ensaio chegam a propor que a pectina pode ajudar a proteger contra o câncer de cólon, embora ainda sejam necessárias pesquisas em humanos para confirmar esse benefício.

4. Pode ajudar na perda e peso

Nenhum estudo testou diretamente os efeitos das bananas na perda de peso. No entanto, esta fruta popular tem vários atributos que podem torná-la um alimento amigável para a perda de peso .

Primeiro, as bananas têm relativamente poucas calorias. A banana média tem pouco mais de 100 calorias, mas é nutritiva e saciante.

Comer mais fibras de vegetais e frutas tem sido repetidamente associado a menor peso corporal e perda de peso.

Além disso, as bananas verdes são embaladas com amido resistente, então elas tendem a encher e reduzir o apetite. Se você quiser incluir bananas verdes em sua dieta, tente usá-las como usaria bananas.

Veja mais em healthline.com.

COMENTÁRIOS