Menu

Você conhece a mangaba? fruta requer cuidados para consumo

A mangaba, cujo nome científico é Hancornia speciosa, é uma fruta nativa da América do Sul, sendo encontrada principalmente no Brasil, em áreas do Cerrado e da Caatinga.
15/05/2023 às 18:03
Tempo de leitura
3 min
Mangabas
Mangabas

A mangaba, cujo nome científico é Hancornia speciosa, é uma fruta nativa da América do Sul, sendo encontrada principalmente no Brasil, em áreas do Cerrado e da Caatinga. É uma fruta redonda ou oval, de 4 a 6 centímetros de diâmetro, com uma casca verde que muda para um amarelo-esverdeado quando madura. A polpa é branca, suculenta e ligeiramente ácida, contendo de 2 a 4 sementes no centro.

Mangabas em vários tamanhos
Mangabas em vários tamanhos

Cultivo:

A mangabeira é uma árvore de pequeno a médio porte que se adapta bem a regiões de clima tropical e subtropical. É cultivada principalmente no Nordeste e no Centro-Oeste do Brasil. Em particular, nos estados de Sergipe, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Mangabeira
Mangabeira

Consumo:

A mangaba pode ser consumida de várias maneiras. Pode ser comida crua quando está madura, ou pode ser usada para fazer sucos, sorvetes, doces, geleias, vinhos e licores. A polpa também pode ser congelada para consumo posterior. É uma fruta rica em vitamina C e possui propriedades antioxidantes.

É importante notar que a mangaba só deve ser consumida quando está madura, pois a fruta verde contém látex que pode ser tóxico.

leia também: Como se sair bem na feira

Benefícios da Mangaba para a saúde

1. Rica em Vitamina C: A mangaba é uma fonte rica de vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na cicatrização de feridas e pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas.

2. Fonte de Antioxidantes: Além da vitamina C, a mangaba contém outros antioxidantes, incluindo carotenoides e antocianinas. Esses compostos ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo, o que pode reduzir o risco de várias doenças, incluindo câncer e doenças cardíacas.

3. Saúde Digestiva: A mangaba é uma boa fonte de fibra, que pode ajudar a promover a saúde digestiva, prevenindo a constipação e promovendo a sensação de saciedade.

4. Saúde do Coração: Alguns estudos indicam que os antioxidantes encontrados na mangaba podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), o que pode diminuir o risco de doenças cardíacas.

5. Saúde da Pele: A vitamina C e outros antioxidantes presentes na mangaba podem contribuir para a saúde da pele, auxiliando na produção de colágeno e combatendo os danos dos radicais livres que podem levar ao envelhecimento precoce da pele.

No entanto, é importante lembrar que, embora a mangaba possa contribuir para uma dieta saudável, ela não deve ser usada como substituto para uma dieta balanceada e variada. Sempre é aconselhável consultar um profissional de saúde ou nutricionista para orientações personalizadas sobre a dieta.