Uncategorized

Polícia Ambiental e Ministério Público cobram Licenças Ambientais do Evento “Red Bull Minas Riders”

Na tarde da última quinta-feira, 18 de maio, A Polícia Militar de Meio Ambiente esteve na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto cobrando maiores esclarecimentos sobre o evento “Red Bull Minas Riders”, que está acontecendo nesta semana e que inclui áreas de preservação ambiental de Ouro Preto como trajeto.

Na programação do evento, consta a passagem de motos de trilha pelo Monumento Natural Grupa Nossa Senhora da Lapa e a APA das Andorinhas, área esta que pertence ao Estado de Minas Gerais.

A Secretaria de Meio Ambiente não apresentou à Polícia Ambiental nenhuma autorização dada por ela e nem pelo CODEMA permitindo que o evento ocorresse nos limites da Zona de Amortecimento da Gruta da Lapa. Também até então ainda não foi apresentado pelo empreendedores nenhuma autorização dada pelo Instituto Estadual de Floresta – IEF e do(a) gestor(a) da APA das Andorinhas, permitindo que o evento acontecesse.

Na Secretaria, a Polícia Ambiental destacou que para a realização do evento, houve muita degradação ambiental nas áreas envolvidas, como por exemplo, supressão de vegetação e degradação das trilhas.

Manifestação do Ministério Público sobre evento “Red Bull Minas Riders”

O Ministério Público também está atento a situação. Cobrou da Procuradoria Geral do Município, via ofício, às licenças ambientais pertinentes para que o evento ocorresse. O MP havia se reunido com os empreendedores na segunda-feira. Os empreendedores haviam relatado na reunião que acataram a sugestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de usar a rota que passa pela zona de amortecimento da Floresta Estadual do Uaimii.

Acontece que a gerente da FLOE Uaimii manifestou-se contrária a passagem do evento pela Zona de amortecimento da FLOE Uaimii, tendo tal questão sido pactuada inclusive junto a Diretoria de Unidades de Conservação do IEF.

Mesmo que não houvesse a manifestação contrária da gerente da FLOE Uaimii, parte da passagem das motos ocorre em área que está em litígio na justiça. Devido a indefinição do limite da área da Floresta Estadual do Uaimii, há uma decisão judicial de que não haja quaisquer concessões,  licenças ou autorizações com objetivo de intervir em áreas da Floresta do Uaimii com fins exploratórios e econômicos, em razão da divergência da área.

Apreensão de Motos de Competidores

Na manhã desta sexta-feira (19), a Rádio Ouro Preto informou que a Polícia Militar fez apreensão das motos dos participantes do evento.

As motos foram apreendidas por transitarem em vias públicas sem os dispositivos de identificação (placas) e de segurança (setas e faróis).

Veja Fotos:

Apreensão de motos dos participantes do Red Bull Minas Rider
Foto: momento que a Polícia Ambiental autua participantes do evento Red Bull Minas Rider
Apreensão de motos dos participantes do Red Bull Minas Rider
Foto: momento que a Polícia Ambiental autua participantes do evento Red Bull Minas Rider

Mostrar mais

6 Comentários

  1. O poder publico de Ouro Preto ainda não caiu na real do que eles fizeram!!!! Esta em sites de esportes do mundo inteiro!!! Não poderia ter agido desta maneira!! E não me venham com esse papo que um evento dessa proporçao não tinha autorizaçao para ser realizado,, é no minimo cômico dar esss desculpa!!!!! Lamentavel

  2. Tenho uma fazenda no municipio de Ouro Preto e ela e invadida quase todo fim de semana por motoqueiros ou trilheiros. Cortam a cerca de arame e passam como se aquilo fosse publico e tivessem autorizacao. Abrem as porteiras e deixam elas abertas e escoradas.
    Quase toda segunda feira tem que consertar cerca e procurar gado nos pastos dos vizinhos.

  3. É por essas e outras que o país está desse jeito. As leis não são respeitadas! Pessoas sem o menor conhecimento da microflora e sua importância ( acham que tudo é meio de mato), saem degradando o meio ambiente. E os responsáveis pela fiscalização ainda são achacados na rede. É o país da carteirada mesmo! Fiquem na europa então!

  4. Bem… Era só fazer como manda a lei. Obter as licenças necessárias, mas no Brasil o povo quer fazer tudo nas coxas sem cumprir nenhuma legislação​. Parece q rolou muito interessante pessoal nessas negociações!!!!

  5. Cara….não dá pra acreditar. O maior evento do mundo da modalidade e pagamos um mico desse para o mundo todo. Desvio de curso de Rio? Só que me faltava !! !! Solução do Brasil é o aeroporto….

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios