Prefeito de Itabirito sanciona Lei que pode levar jiu-jitsu aos jovens

Projeto de lei do vereador Juninho cria programa para alunos da rede pública

0 comment

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, sancionou uma nova lei que autoriza a criação de um programa de aulas de jiu-jitsu gratuitas para crianças e jovens da cidade. A proposta é de autoria do vereador Márcio Oliveira, mais conhecido como Juninho, do Cidadania. O programa tem como objetivo promover a prática de atividade física, desenvolver disciplina e respeito entre os jovens, e será oferecido, preferencialmente, durante o contra turno escolar.

Segundo a nova lei, as aulas de jiu-jitsu serão opcionais e voltadas principalmente para os alunos do ensino fundamental e médio da rede pública municipal.

Prefeito de Itabirito sanciona Lei que pode levar jiu-jitsu aos jovens
Imagem ilustrativa - Crédito: Depositphotos

“Queremos que nossos jovens aprendam a ter mais autoestima, autocontrole, motivação, além de desenvolver a autodefesa e autoconfiança”, explicou o vereador Juninho.

O programa também visa combater problemas comuns entre os jovens, como o bullying e a depressão, através do estímulo a valores importantes como respeito, cooperação e empatia. Além disso, a prática esportiva contribuirá para a promoção da saúde e do bem-estar físico, ajudando a combater o sedentarismo.

Outro ponto importante do programa é a difusão do jiu-jitsu como manifestação cultural brasileira. “O esporte é uma parte rica da nossa cultura e queremos proporcionar aos jovens o contato com essa tradição”, comenta o autor do projeto.
Para a implementação das aulas, a lei autoriza o Poder Executivo a estabelecer parcerias com associações, ligas, federações e outras entidades que congreguem profissionais de jiu-jitsu. As aulas poderão acontecer em diversos locais, como escolas, praças públicas, quadras esportivas e academias privadas.

O Poder Executivo também poderá firmar convênios com entidades públicas e privadas para captação de recursos financeiros e materiais necessários para o desenvolvimento do programa. As despesas decorrentes da implementação da lei serão custeadas por dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS