O décimo primeiro óbito para a Covid-19 em Itabirito ocorreu na última quinta-feira (13). De acordo com informações da prefeitura, a vítima, que já era diagnosticada com diabetes e hipertensão, teve insuficiência respiratória e piorou rapidamente. Com o novo óbito registrado, a taxa de letalidade no município é de 0,78%.
De acordo os dados presente no informe municipal, os onze óbitos estão na faixa etária de 59 a 88 anos, e todos os falecidos apresentavam co-morbidade, como câncer, diabetes, obesidade, hipertensão, anemias graves e/ou insuficiência cardíaca.
Em relação ao total de caso, até o momento a cidade localizada na região Central do estado possui 1.419 confirmações, se consolidando na liderança do número de casos na Região dos Inconfidentes, à frente de Mariana e Ouro Preto.
Apesar de Itabirito ser a cidade com mais casos confirmados entre Mariana e Ouro Preto, as outras duas tem mais óbitos decorrentes da Covid-19. Mariana registra 12 e Ouro Preto 17 mortes.
O número de casos descartados, que testaram negativo, é de 1.651. Ademais, 126 pessoas aguardam resultados de exame PCR. Até o momento, 1.193 pessoas já se recuperam da contaminação do novo coronavírus em Itabirito.
Em relação às taxas e ocupações das unidades de saúde, dados divulgados pela Santa Casa de Ouro Preto nessa manhã revelam que há três pessoas de Itabirito em leitos Covid-19, e que a taxa de ocupação dos leitos UTI Covid-19 é de 100%.