Prefeitura em Minas Gerais impõe regras discriminatórias em terreiro de Umbanda na Semana Santa

Prefeitura em Minas Gerais impõe regras discriminatórias em terreiro de Umbanda na Semana Santa

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

A prefeitura de Caratinga, município com cerca de 100 mil habitantes, situado no Vale do Aço, região leste do estado de Minas Gerais, expediu Alvará de Licença e Funcionamento para a Tenda Espírita Umbandista Nossa Senhora da Conceição repleto de restrições que denotam preconceito e intolerância religiosa.

O documento determina a proibição de bebidas alcoólicas e também impede a permanência de menores de 14 anos. Outros impedimentos como “som atabaque mais baixo”, “proibido linha exu” e “proibido embriaguez” também constam no Alvará.

Para o presidente do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO), Hédio Silva Jr., as medidas implicam em evidente preconceito religioso. “Proibir o uso de bebida alcoólica no rito umbandista seria o mesmo que vetar o vinho na celebração das missas na igreja católica”.

A advogada Isabela Cristine Dario, especialista em liberdade religiosa, explica que outra censura descrita no Alvará como “proibido linha exu” significa claro impedimento do exercício da crença, do culto e da liberdade religiosa.

“As medidas preconceituosas incluídas em documento oficial da Prefeitura podem culminar com ações criminais e indenizatórias contra o secretário da Fazenda e o prefeito, Wellington Moreira (PSD). Os agentes do Poder Executivo de Caratinga poderão responder por improbidade administrativa e até sofrer processo de impeachment”, informa Isabela.

A prefeitura de Carantiga impõe outras restrições como o funcionamento máximo até às 21h50 e o Alvará possui curta validade: até 17/5/2023. A Tenda Espírita Umbandista Nossa Senhora da Conceição funciona há 22 anos.

Fonte: RG Comunicação

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS