Menu

Previsões indicam fortes chuvas para as próximas 24h em Minas Gerais; veja as regiões mais afetadas

29/01/2020 às 12:52
Tempo de leitura
4 min

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) em conjunto com Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), divulgaram documento com previsões e avisos meteorológicos para o estado de Minas Gerais válidas até às 10h desta quinta-feira (30). No documento, os órgãos alertam para tempo instável em todo o estado. Veja:

Granizo

Espera-se tempestades severas com potencial para granizo, na porção leste/sudeste do estado, entre o Vale do Mucuri e o Sul de Minas.

100 mm de chuva

Já entre o Triângulo Mineiro, Oeste do Sul de Minas, Central e Oeste, centro/sul da Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata, nessas regiões as tempestades poderão gerar altos acumulados de chuva, que podem chegar a marca dos 100 mm em curto período de tempo e vendaval.

Sem acúmulos

A porção Norte do estado, entre o Noroeste, Norte e Vale do Jequitinhonha, tempestades isoladas a tarde, sem acumulados significativos.

Em Belo Horizonte, chuvas podem ultrapassar os 120 mm

Belo Horizonte, tem previsão de tempo instável, com variação da nebulosidade e tempestades acompanhadas de raios, ventos fortes e com tendência para provocar enxurrada. A região de BH e Metropolitana de BH terão acumulados entre 50 – 70 mm, podendo ultrapassar os 120 mm.

Previsões indicam fortes chuvas para as próximas 24h em Minas Gerais

Crédito da imagem: Divulgação/SIMGE e IGAM

Previsão de tempo severo

Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade. O mapa abaixo indica as
probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo.

Foi identificada possibilidade de Tempo Severo relacionada a ocorrência de
ventos mais fortes e chuva intensa, para o período de vigência desse boletim de previsão.

As microrregiões que poderão ser atingidas, são: Patrocínio, Paracatu, Uberlândia, Uberaba, Unaí, Patos de Minas, Três Marias, Bom Despacho, Sete Lagoas, Aimorés, Caratinga, Curvelo, Conceição do Mato Dentro, Itabira, Ponte Nova, Manhuaçu, Viçosa, Muriaé, Juiz de Fora, Ubá, Barbacena, Cataguases, Andrelândia, São Lourenço, Araxá, Piumhi, Formiga, Divinópolis, Itaguara, Ouro Preto, São João del Rei, Lavras, Varginha, Santa Rita do Sapucaí, Campo Belo, Oliveira, Passos, Poços de Caldas, Alfenas e São Sebastião do Paraíso.

Previsões indicam fortes chuvas para as próximas 24h em Minas Gerais

Crédito da imagem: Divulgação/SIMGE e IGAM

Definição de Tempo severo: é definido com uma Tempestades produz granizo, vendaval, tornado em solo.

As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma: É a probabilidade que uma pessoa, em um determinado ponto, tem para observar um evento de Tempo Severo (granizo, vendaval, tornado e
chuva intensa) em um raio de 40 km de distância dela.

Aviso de chuva – Próximas 24h

O padrão atmosférico deverá provocar acumulados expressivos de precipitação hoje, entre o Triangulo Mineiro, Sul de Minas e porção sul do Vale do Rio Doce, acumulados entre 80 e 120mm, podendo ultrapassar os 150mm em curtos períodos de tempo.

Nas regiões Noroeste, Central, Metropolitana e porção norte do Vale do Rio Doce, as chuvas continuam e tempestades severas podem gerar acumulados entre 50 e 70mm com valores extremos de 120mm.

As microrregiões passíveis de serem atingidas, são: Patrocínio, Paracatu, Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Três Marias, Bom Despacho, Sete Lagoas, Aimorés, Caratinga, Curvelo, Conceição do Mato Dentro, Itabira, Ponte Nova, Manhuaçu, Viçosa, Muriaé, Juiz de Fora, Ubá, Barbacena, Cataguases, Andrelândia, São Lourenço, Araxá, Piumhi, Formiga, Divinópolis, Itaguara, Ouro Preto, São João del Rei, Lavras, Varginha, Santa Rita do Sapucaí, Campo Belo, Oliveira, Passos, Poços de Caldas, Alfenas e São Sebastião do Paraíso.

Veja as previsões e avisos meteorológicos para as próximas 24h em Minas Gerais

Crédito da imagem: Divulgação/SIMGE e IGAM

OBS: O mapa de chuva somente é elaborado, quando ocorrerá acumulados de chuva significativos, ou seja, acumulados de chuva que poderão causar danos em determinada região. Danos como: Enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes, alagamentos e subida de rios e córregos.

Faça o download das previsões e avisos meteorológicos no formato PDF e veja com mais detalhes as situações dos municípios, clicando aqui

Leia também: Mortes em Minas Gerais por causa das chuvas chegam em 53; 46.980 pessoas são afetadas