Procissão do Fogaréu volta às ruas de Ouro Preto

Publicado: última atualização em 0 comment

Figuras encapuzadas, de preto da cabeça aos pés, levando tochas que iluminam as estreitas ruas de paralelepípedos. A cena poderia facilmente pertencer a uma série de TV, mas, para quem estiver em Ouro Preto no dia 09 de abril, Quinta-feira Santa, será realidade. Trata-se da Procissão do Fogaréu, tradição retomada em 2019, após mais de 100 anos sem registros na cidade.

“É uma procissão belíssima, diferente de todas as outras, e que tem uma dinâmica muito característica, já que retrata a perseguição a Cristo. Nossos hóspedes nunca haviam visto algo parecido e ficaram encantados”, conta Renata Pereira, proprietária da Pousada do Ouvidor, por onde passa a Procissão do Fogaréu.

A procissão acontece à noite e percorre ruas de um dos bairros mais antigos da cidade, o Antônio Dias, depois de sair da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, bem ao lado da Praça Tiradentes. Nela, é encenada a prisão de Cristo no Jardim das Oliveiras e tudo termina na Capela de Nossa Senhora das Dores.

Os responsáveis pelo resgate da tradição e realização da Procissão do Fogaréu acreditam que este ano será ainda melhor. Para Mauro Francisco de Souza e Silva, um dos organizadores, o engajamento da população e o brilhantismo da procissão superaram as expectativas em 2019. “Acredito que haverá uma participação ainda maior este ano. É muito emocionante. Quem participa parece estar vivendo naquela época”, diz Mauro.

João Sacramento, idealizador e organizador, destaca que alguns ajustes deixarão a procissão ainda mais interessante este ano. “Alteramos parte do itinerário e isso permitirá aos participantes, especialmente turistas, experimentar diferentes experiências e sensações durante o trajeto”, diz ele.

Experiências essas que só a atmosfera de Ouro Preto, com sua arquitetura barroca e ladeiras rústicas, permite aos fiéis e turistas vivenciar.

Leia também: Seis motivos que fazem Ouro Preto ser especial

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS