Menu

Saia do tradicional pavê de Natal com essa receita de rabanada

22/12/2018 às 11:00
Tempo de leitura
2 min

A rabanada é um doce típico da ceia de Natal em vários países, principalmente na culinária de Portugal. Aqui no nosso país esse doce também é frequente na ceia de famílias de vários estados brasileiros. Em Minas Gerais esse doce já não é tão comum, por isso preparamos uma receita especial.

A rabanada tem um preparo bem antigo, remonta ao século XV, e foi passando de geração em geração com poucas alterações. É normal ficar salivando quando vemos fotos de rabanadas, pois elas sempre nos recordam da nossa infância e dos doces tradicionais do Natal, não é mesmo?

A receita de rabanada de leite apresentada a seguir é preparada com pão francês, leite, ovo, açúcar, limão e canela. O gostinho é bem familiar!

Como fazer Rabanada

Foto: megareceitas.com.br

INGREDIENTES:

4 pães franceses
1½ xícaras de leite (360 mililitros)
2 ovos
1 limão (raspas)
1 xícara de óleo para fritar
½ xícara de açúcar (80 gramas)
2 colheres de sopa de canela moída

MODO DE PREPARO:

  1. O primeiro passo para preparar rabanadas é preparar os ingredientes: corte o pão em fatias, coloque o leite e as raspas de limão em um prato e, noutro prato, os ovos batidos. Esquente o óleo numa frigideira.
  2. Passe as fatias uma a uma no prato com o leite e as raspas, deixando absorver um pouco do leite sem desmancharem.Dica: Poderá ser necessário adicionar mais leite ao prato, pois o pão absorverá mais líquido se não estiver duro. Adicione um pouco de leite condensado ao leite, assim suas rabanadas ficarão mais doces.
  3. Em seguida passe as fatias para o prato dos ovos batidos e envolva de ambos os lados.
  4. Por fim coloque as fatias douradas fritando em óleo quente até dourarem de um lado. Depois vire e deixe dourar do outro lado também.
  5. Quando as rabanadas estiverem douradas de ambos os lados, retire e coloque em um prato com papel toalha, para escorrerem o excesso de óleo.
  6. Num prato misture o açúcar e a canela e envolva as rabanadas simples nessa mistura. Coloque num prato de servir e estão prontas para deliciar todos na noite mais especial do ano.
COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:40