Menu

SALVEMOS OS ANIMAIS! Salvemos as ONG´s! Salvemos o CCZ!

10/07/2017 às 22:41
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Analisando o Plano de Governo apresentado pelo atual prefeito de Ouro Preto para Gestão 2017-2020, podemos perceber que em momento algum este se refere aos cuidados com os animais, principalmente os de rua. Em bairros como a Bauxita os cachorros estão literalmente às soltas, em alguns casos, até avançam nas pessoas, por enquanto só latem, não mordem (mas até quando?).

Existem algumas ONG´s que colaboram, tendo um patrocínio do município, no cuidado com os animais em situações de rua que são recolhidos, dentre elas a AOPA (Associação Ouropretana de Proteção Animal) que por tempo indeterminado suspendeu no início desse ano todas as atividades junto à Prefeitura de Ouro Preto. Essa instituição com o profissionalismo de seus funcionários se tornou importantíssima para o município, tendo em vista o projeto de idealização da ONG, que incentivava a adoção dos animais “apreendidos” e cuidados por ela, chamado de “Evento de Adoção de Animais de Ouro Preto – AOPA”. Vários animais foram adotados por incentivo dessa ONG, em parceria com outras entidades públicas de Ouro Preto.

++ O Preconceito de Gênero

Devido ao desconhecimento e ao descaso por parte da prefeitura de Ouro Preto que recusou-se a contribuir com o mínimo de suporte para permanência do trabalho voluntário, através de uma Nota Oficial disponibilizada em março (2017) a AOPA disse que as atitudes como a dos representantes da Secretaria de Saúde “causam estranheza e demonstram o propósito de dificultar a atuação plena na busca pelo bem dos animais, (e consequentemente melhoria das condições de saúde e segurança da própria população).”

Vários animais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Ouro Preto foram encaminhados para adoção graças ao trabalho de instituições voluntárias que hoje não conseguem atuar efetivamente sem um mínimo esforço do executivo para ajudar da maneira correta, no entanto, temos vários cachorros às soltas pelas ruas e os que se encontram no CCZ estão em situações de extremo abandono e descuido por parte do município.

Aproveito desse espaço para solicitar ao prefeito de Ouro Preto, Sr. Júlio Pimenta (PMDB), que independente das posições políticas e do passado, olhe por esses animais e pense sempre no bem da população como um todo. Os cachorros não votam, mas são dignos de um tratamento cauteloso, respeitoso e precisam de muito carinho, pois são de FATO animais como a gente!

COMENTÁRIOS
Última atualização em 21/12/2023 às 22:32