Menu

Samarco apoia simulado de emergência em Padre Fialho, distrito de Matipó 

20/09/2023 às 15:12
Tempo de leitura
3 min
Foto: Otávio Honoratto/Samarco
Foto: Otávio Honoratto/Samarco

Na última terça-feira (19/09), mais de 370 pessoas participaram de um simulado de emergência na barragem de Estado de Bombas II, localizada em Padre Fialho, distrito de Matipó (MG). O treinamento foi realizado em colaboração entre a Samarco e a Coordenadoria de Proteção da Defesa Civil (COMPDEC) do município, a Prefeitura Municipal de Matipó, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, seguindo as diretrizes do Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração (PAEBM) da Samarco.

Além de exercícios práticos, os participantes receberam orientações sobre rotas de fuga seguras. As sirenes de alerta foram acionadas para direcionar os participantes aos pontos de encontro e locais seguros. Estudantes do curso de medicina da Univertix também participaram do simulado, oferecendo atendimentos como aferição de pressão e exame de glicemia.

Estudantes das escolas estadual Marina Vicência Brandão e municipal Delizete Baião, de Padre Fialho, também estiveram presentes nas atividades. A especialista em Riscos, Melissa Manger, ressaltou a importância do envolvimento de crianças e adolescentes nesse tipo de treinamento, pois além de aprenderem medidas de segurança, podem disseminar essa cultura de prevenção de riscos.

A Samarco apoiou a ação ao disponibilizar infraestrutura, veículos e profissionais para atuarem durante o simulado. Esses treinamentos são planejados e promovidos periodicamente nas zonas de autossalvamento.

A Samarco, em colaboração com órgãos públicos, tem promovido diversas ações para conscientizar a comunidade sobre a importância da participação nos simulados. Informações sobre planos de evacuação e segurança em caso de emergência foram disponibilizadas durante um seminário orientativo na Escola Estadual Maria Vicência Brandão. Além disso, foram realizadas visitas a igrejas, escolas e residências, distribuição de panfletos, fixação de cartazes em comércios e postos de saúde, e circulação de carro de som para ampliar a conscientização.

Sobre a gestão das barragens, a Samarco afirma que as estruturas geotécnicas permanecem estáveis, monitoradas e acompanhadas por consultorias especializadas. Relatórios periódicos sobre as condições das estruturas são enviados aos órgãos competentes. A empresa possui um Sistema Integrado de Segurança, incluindo o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), equipado com cerca de 1.700 dispositivos como câmeras, radares e piezômetros, garantindo maior precisão e segurança às operações.