Menu

Samarco dá importante passo para retomar atividades em Mariana

30/05/2019 às 14:41
Tempo de leitura
2 min

A mineradora Samarco, anunciou ontem (29), o fim da primeira etapa das obras na Cava Alegria Sul. Ela marca o primeiro passo que a empresa tem que dar para retomar de vez suas atividades. As obras tiveram início em outubro de 2018 e a conclusão estava prevista para este mês.

A segunda fase de preparação da estrutura é a montagem eletromecânica do sistema de bombeamento de lama, rejeito e água. Segundo a empresa, por questões de segurança as operações só vão ser retomadas após a implementação integral do sistema de filtragem.

O novo sistema é localizado no Complexo do Germano em Mariana. Ele traz segurança por ser uma estrutura que já existe no solo. Além do método de filtragem e empilhamento a seco. Dessa forma, ele garante a retomada da Samarco sem o uso de barragens de rejeitos.

Esquema de como vai funcionar o novo sistema de tratamento de minério da Cava Alegria Sul. Crédito da imagem: Samarco/ Divulgação.

Ainda faltam algumas etapas para que a empresa volte a operar em Mariana. Além da conclusão da montagem eletromecânica da Cava, a Samarco precisa estar de acordo com as diretrizes dos órgãos reguladores. A mineradora ainda precisa do Licenciamento Operacional Corretivo (LOC), para voltar a produzir. Ele está suspenso deste 2016 e segundo a empresa está sendo acompanhado de perto pelos órgãos competentes.

Etapas que a Samarco precisa cumprir para retomar suas atividades. Crédito da imagem: Samarco/Divulgação.

 

COMENTÁRIOS