O que você procura?


6 cuidados com a saúde para manter pós-pandemia

Elis Bohrer 27 de setembro de 2021 às 16:13
Tempo de leitura
5 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Infelizmente ainda estamos enfrentando uma grave pandemia ao redor do mundo todo. A Covid19 tem levado muitas vidas embora, deixando um imenso vazio na vida de muitas famílias, por isso, neste artigo iremos falar sobre os cuidados com a saúde para manter pós-pandemia!

O Covid19 é um vírus que teve sua origem nos morcegos. Esse vírus foi passado de pessoa para pessoa ao redor do mundo todo, ocasionando uma severa pandemia. Essa doença é causada pela nova espécie do Coronavírus, chamada SARS-CoV-2. Ainda não se sabe ao certo como esse vírus passou a infectar pessoas na China, mesmo que não seja fora do comum, que os vírus sofram mutações e passem a infectar a espécie humana.

Quais são os sintomas do Coronavírus?

Os sintomas da Covid costumam aparecer depois de 2 até 14 dias da infecção. As pessoas infectadas podem demonstrar sintomas leves ou graves da doença, sendo que, em alguns casos, o uso de respiradores se faz necessário.

Os sintomas mais comum da Covid19 são os seguintes:

  • Coriza;
  • Febre;
  • Não sentir cheiro;
  • Náuseas;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Calafrios;
  • Dores no corpo;
  • Diarréia;
  • Tosse.


Lembrando que esses sintomas podem aparecer de forma isolada ou acompanhados. As recomendações para se proteger do vírus são as seguintes:

  • Usar máscara em locais fechados e em público;
  • Manter o distanciamento social;
  • Cobrir a boca e o nariz com o braço dobrado sempre que for espirrar ou tossir;
  • Lave as mãos sempre que possível.
  • Use álcool em gel;
  • Caso precise sair, prefira frequentar locais ventilados e abertos;
  • Tome a vacina quando for a sua vez.
  • Caso sinta indisposição ou algum tipo de sintoma, fique em sua casa.

Se você sentir febre, dificuldade para respirar ou tosse, procure um médico imediatamente. Assim você garante que o vírus não se espalhe e que você consiga ser atendido o mais rápido possível.

Use a máscara rente a seu rosto e mantenha o distanciamento indicado de no mínimo 1 metro de distância. Seguindo todas essas recomendações, você não estará protegendo apenas você, mas também estará garantindo a proteção de pessoas ao seu redor!

6 cuidados com a saúde para manter pós-pandemia

Mantenha-se hidratado

Beba no mínimo 2 litros de água por dia, que podem ser contados em uma média de 6 a 8 copos de água. Manter seu corpo hidratado auxilia na manutenção dos órgãos, para que eles funcionem corretamente.

Pratique exercícios físicos

Que a prática de exercícios físicos faz bem para a saúde nós já sabemos. Mas você já adicionou isso em sua rotina? Fazer no mínimo 30 minutos de exercícios por dia é importante!

Pegar 30 minutos de seu dia para praticar os exercícios físicos é essencial para diminuir seu estresse, ansiedade do dia a dia, melhora a autoestima e ajuda principalmente na capacidade cognitiva das pessoas.

São somente 30 minutinhos de seu dia que farão total diferença em sua vida!

Tenha boas noites de sono

É durante o sono que o corpo humano recupera as energias e coloca em ordem todas as nossas funções hormonais consideradas importantes. Quando falamos em cuidados com saúde para manter o pós-pandemia, acabamos esquecendo desse detalhe.

O recomendado é dormir entre 7 e 9 horas por dia, até porque, dormir bem também traz melhorias para o psicológico.

Evite fumar e consumir bebidas alcóolicas

O álcool afeta diretamente no fígado, podendo causar doenças, tanto neste órgão, quanto doenças cardíacas, gastrointestinais, vasculares, dentre outros tipos de doenças. O cigarro também deve ser evitado, pois traz diversos problemas no corpo humano, sendo o principal, os problemas respiratórios e também o aparecimento de alguns tipos de câncer.

Estabeleça refeições saudáveis

Uma boa alimentação ajuda na prevenção de alguns problemas de saúde, como o colesterol, saúde mental, excesso de peso, pressão arterial, dentre outros problemas.

Passar a comer mais frutas, verduras e legumes, consumir menos refrigerantes, frituras e fast foods, são mudanças essenciais para manter uma boa alimentação e saúde em dia.

Realize exames de rotina

E por último, mas não menos importante quando o assunto é cuidados com a saúde para manter pós-pandemia, sendo na verdade o tópico mais importante quando o assunto é cuidados com saúde para manter pós-pandemia é a realização de exames de rotina.

Principalmente para pessoas que foram infectadas pelo vírus, realizar os exames de rotina é fundamental para seguir acompanhando sua saúde. Com esses exames, os médicos poderão ter acesso a todo o andamento de sua saúde, receitar remédios, caso haja necessidade e te aconselhar.

Uma boa clínica para realizar exames de rotina deve contar com um bom software para laboratório de análises clínicas. Dessa forma, tudo que é passado para o sistema sobre os pacientes fica salvo, mantendo uma maior segurança.

Seguindo todas as recomendações acima, você com certeza conseguirá manter um estilo de vida mais saudável pós-pandemia.

Espero que tenha gostado do conteúdo sobre cuidados com a saúde para manter pós-pandemia! Passe a inserir esse hábito em seu dia a dia para garantir um estilo de vida mais saudável.