Take a fresh look at your lifestyle.

Se tá na internet é verdade?

A busca por conhecimento é cada vez mais crescente e junto a ela cresce a nossa falta de tempo.  A todo o momento queremos saber algo mais sobre algum tema e com isso procuramos a forma mais rápida de sanarmos dúvidas que surgem no decorrer do nosso dia.

A internet é, atualmente, o principal meio de informação utilizado. A rede de computadores é constantemente utilizada para obter informações sobre os mais variados assuntos, dentre ele a saúde e nutrição. Quando se apresenta algum sintoma logo se iniciam as pesquisas sobre as possíveis doenças relacionadas; quando se deseja uma perda de peso vai-se em busca de métodos de emagrecimento que possam ser utilizados.

Pode-se encontrar as mais diversas afirmações nesse meio, porém é preciso que se saiba filtrar o que é verídico e o que não é, pois dados não procedentes podem ser prejudiciais ao nosso bem estar. Informações encontradas na mídia podem causar danos à saúde do indivíduo que as recebe, caso este siga instruções não seguras, como por exemplo, a adesão a dietas milagrosas que prometem um emagrecimento rápido restringindo calorias e nutrientes importantes para a execução das atividades diárias.

A internet é inegavelmente uma ótima fonte de conhecimento, visto que pode-se obter resultados rápidos e de forma fácil, porém é necessário que seja feita uma seleção criteriosa quanto à segurança dos conteúdos  a que se acessa, sendo imprescindível, ainda, que se faça uma leitura atenta, evitando que se gere equívocos quanto à verdadeira ideia do texto, procurando não deixar-se levar por manchetes sensacionalistas ou notícias publicadas para fins exclusivos de marketing e sem compromisso com a saúde pública.

Sobretudo é importante que se atente às fontes das informações, pois para publicar artigo só é necessário que se tenha acesso à internet, mas para beneficiar a  saúde pública oferecendo informações seguras e cientificamente provadas é necessário muito tempo de estudo e pesquisa para saber que o que é bom pra mim pode não ser bom para o outro, o que ele fez e deu certo pode dar errado caso eu tente repetir. Resumindo: Nutrição é com Nutricionista, Diagnóstico e Tratamento de doenças é com Médico e Avaliação e Prescrição de atividade física é com Educador Físico.

Leia Também:

Close