Secretaria de Saúde de Barbacena descarta suspeita de coronavírus

Em nota publicada ao final da tarde dessa sexta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde descartou a possibilidade de um paciente internado desde a última quarta-feira (26) estivesse com coronavírus.

Apesar da informações do órgão municipal, o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais ainda não atualizou o seu quadro de distribuição dos casos suspeitos de Covid-19, ainda colocando Barbacena como uma cidade com um caso em investigação.

[pdf-embedder url=”https://maisminas.org/wp-content/uploads/2020/02/28-01-Informe_Epidemiologico_Coronavirus.pdf”]

Confira a íntegra da nota da Secretaria de Saúde de Barbacena:

A Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena vem tornar público e oficial, sobre caso suspeito de Coronavírus n-COV 2019, identificado no último dia 26/02/2020, que a amostra de material colhida do paciente foi devidamente ANALISADA E DESCARTADA pelo Ministério da Saúde, no dia 28/02/2020, configurando-se assim como RESULTADO NEGATIVO para o agente etiológico em questão.

Informamos, portanto, que a Secretaria de Saúde está de prontidão para todas as providências a qualquer agravo ou eventual epidemia, com a criação de um Comitê de Enfrentamento, através da Resolução 001/SESAP/2020, com todos os atores responsáveis da Rede Assistencial à Saúde de Barbacena.

Reforçamos a toda a população que sigam as orientações do Ministério da Saúde (MS), para que considerem os sinais e sintomas (febre, associada a dificuldade de respirar, tosse, dor de garganta, entre outros) como suspeitos, somente com HISTÓRICO DE VIAGEM nos últimos 14 (quatorze) dias ao exterior, em especial dos países em monitoramento, como China, Itália, Alemanha, Austrália, Camboja, Coréia do Norte, França, Japão dentre outros, conforme publicação do MS. Salientamos que se trata de doença respiratória, com sinais e sintomas comuns a todas as Síndromes Gripais.

Cumpre-nos ainda dar ciência que a situação encontra-se totalmente sobre controle.

Esclarecemos que a Secretaria Municipal de Saúde somente se responsabiliza pelas informações prestadas oficialmente em Notas publicadas e assinadas pelos responsáveis.

Barbacena, 28 de fevereiro de 2020

 

Maurício Bechg Campos Júnior – Chefe de Vigilância Epidemiológica

Luciano O. Baeta Chartone – Diretor de Vigilância e Ações em Saúde

Marcilene Dornelas de Araújo – Secretária Municipal de Saúde

Até o momento, a capital Belo Horizonte já teve 11 notificações, mas três já foram descartadas e oito ainda estão em investigação. Em Uberlândia há dois casos em investigação, e uma notificação sob investigação em Ouro Preto, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.

No Brasil são 182 casos que estão sendo investigados. Até o momento, um homem de 61 anos, em São Paulo, foi diagnosticado com a doença. Já foram 71 casos suspeitos já foram descartados.

São 16 estados que informaram o Ministério da Saúde as suspeitas do coronavírus:

Alagoas: 1
Bahia: 9
Ceará: 6
Paraíba: 1
Pernambuco: 5
Rio Grande do Norte: 3
Espírito Santo: 2
Minas Gerais: 17
Rio de Janeiro: 19
São Paulo: 66
Distrito Federal: 5
Goiás: 5
Mato Grosso do Sul: 2
Paraná: 5
Santa Catarina: 9
Rio Grande do Sul: 27

Os critérios para a definição do caso suspeito do coronavírus são de febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.