Serra de Ouro Branco volta ser foco de incêndios; veja imagens

Publicado: última atualização em 0 comment

O Parque Estadual da Serra do Ouro Branco voltou a sofrer com incêndios de grandes proporções. Desde o último sábado, 18 de setembro, brigadistas e equipe do Corpo de Bombeiros trabalham para tentar conter os focos de fogo.

De acordo com os bombeiros, o incêndio foi debelado por 20 brigadistas do parque e quatro militares. O fogo começou próximo ao local conhecido como Morro Gabriel ou Hargreaves.

Serra de Ouro Branco volta ser foco de incêndios; veja imagens
Foto: Reprodução / Brigada de Incêndio Carcará Ouro Branco

Em uma publicação nas redes sociais, os brigadistas disseram que apesar de todo o esforço para conter o fogo, “as áreas queimadas são enormes, os danos à biodiversidade são incalculáveis, os danos aos solos e cursos d’água são irreparáveis e não podemos mensurar os danos causados por um incêndio de grande porte”.

Reprodução: Brigada Carcará Ouro Branco

Veja imagens filmadas em um helicóptero do Corpo de Bombeiros:

Reprodução / CBMMG

No último dia 9 de setembro, o Parque Estadual da Serra do Ouro Branco já havia sido atingido por um incêndio de grandes proporções que demorou cinco dias para ser controlado.

A Serra do Ouro Branco é o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço. Tem aproximadamente 1.614 hectares e uma altitude que varia de 1.250 a 1.568 metros. Ela abriga ecossistemas dos mais ricos do mundo, os campos rupestres. É uma importante área de recarga das Bacias dos Rios Paraopeba e Doce, apresentando uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, suas nascentes fornecem toda a água que é consumida pela cidade na qual ela se encontra.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS