Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
O Parque Estadual da Serra do Ouro Branco voltou a sofrer com incêndios de grandes proporções. Desde o último sábado, 18 de setembro, brigadistas e equipe do Corpo de Bombeiros trabalham para tentar conter os focos de fogo.
De acordo com os bombeiros, o incêndio foi debelado por 20 brigadistas do parque e quatro militares. O fogo começou próximo ao local conhecido como Morro Gabriel ou Hargreaves.
Em uma publicação nas redes sociais, os brigadistas disseram que apesar de todo o esforço para conter o fogo, “as áreas queimadas são enormes, os danos à biodiversidade são incalculáveis, os danos aos solos e cursos d’água são irreparáveis e não podemos mensurar os danos causados por um incêndio de grande porte”.
Veja imagens filmadas em um helicóptero do Corpo de Bombeiros:
No último dia 9 de setembro, o Parque Estadual da Serra do Ouro Branco já havia sido atingido por um incêndio de grandes proporções que demorou cinco dias para ser controlado.
A Serra do Ouro Branco é o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço. Tem aproximadamente 1.614 hectares e uma altitude que varia de 1.250 a 1.568 metros. Ela abriga ecossistemas dos mais ricos do mundo, os campos rupestres. É uma importante área de recarga das Bacias dos Rios Paraopeba e Doce, apresentando uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, suas nascentes fornecem toda a água que é consumida pela cidade na qual ela se encontra.