O apresentador e proprietário da emissora SBT, Silvio Santos, entrou em uma grande polêmica recentemente. Durante seu programa, em uma competição de calouros, Silvio não considerou a votação popular do auditório, que havia escolhido Jennyfer Oliver como a melhor intérprete da música “Caneta Azul”, e concedeu o prêmio para a sua concorrente, Juliani, com a justificativa que a escolhida era “muito bonita”. O programa foi exibido no dia 8 de dezembro, no último domingo.
O problema identificado pelos espectadores foi o fato da cantora preterida por Silvio Santos era a única negra no grupo das concorrentes. Por isso, houve o burburio nas redes sociais, cogitando racismo por parte do apresentador.
O caso teve grande repercussão na mídia causando revolta na internet.
RACISTA!
Muita gente faz vista grossa por se tratar do Silvio Santos e por já ter uma certa idade alegam q não se deve levar tanto em consideração o q ele fala, mas tudo tem limite! Dá pra ver na cara da menina q ela se sentiu desconfortável!
Eu senti NOJO só de ver! pic.twitter.com/FKZrkoQ2Ol— ????? ?????????? (@SavioBenevides) December 10, 2019
Silvio Santos é uma vergonha. Um magnata que ofende mulheres, humilha gente pobre e explora a imagem de crianças. Ontem, foi abertamente racista com uma mulher negra. Silvio é exemplo do que a sociedade não deve ser. Não por outra razão, ele é um dos fiadores de Bolsonaro. pic.twitter.com/xPbgx4jca5
— Ivan Valente (@IvanValente) December 9, 2019
Fogo nos Racistas/Silvio Santos ? pic.twitter.com/7zhpQL8tI4
— CHRiS com 'H' de #HELENÃO ?️?? (@perfildochris) December 9, 2019
Com o acontecido, o deputado estadual Jesus dos Santos (PSOL), integrante da bancada ativista, fez uma notificação que irá entrar com uma ação contra Silvio Santos na última sexta-feira (13).
Para Jesus, a emissora e seu apresentador ter esse tipo de comportamento é inadmissível. E ainda, o deputado disse ter procurado Oliver, mas ainda não conseguiu contatar a concorrente do programa “Quem Você Tira?”.
A ação foi anunciada após uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que teve participação dos deputados Leci Brandão (PCdoB) e Luiz Fernando Teixeira (PT). Agora, a responsabilidade fica por conta do Ministério Público para apuração dos fatos e entender se Silvio Santos merece o processo ou não.
O caso foi levantado na Assembleia Legislativa sem a necessidade da presença da pessoa que tenha sofrido discriminação, pois o suposto crime seria de racismo, e não de injúria racial. A emissora SBT não se manifestou sobre o acontecido até este sábado (14).
Histórico
Dentro da representação levada até a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, esta não seria o primeiro caso de racismo vivido por Silvio Santos. Em abril de 2016, durante a apresentação de um programa televisivo, Silvio Santos perguntou no palco a uma menina com cabelo black power se ela “estava bem com o cabelo”. A criança respondeu que “sim, que estava se sentindo bem”. E em outro momento ainda disse para a menina que seu cabelo estava “chamando atenção demais”. Em 2014, no programa Teleton, o spresentador perguntou crianças o que elas pretendiam ser no futuro. A atriz Julia Olliver, a Pata da novela Chiquititas, respondeu que continuaria a ser atriz ou cantora. Na referida novela, ela cantava e atuava. Em seguida, ouviu do representado a pergunta: “Mas com esse cabelo?”, demonstrando absoluto preconceito com um tipo de cabelo característicos de pessoas negras”. Em 2016, também no programa Teleton, Silvio repetiu a mesma atitude que pode ser considerada como racista ao entrevistar uma dançarina negra. O apresentador disse, na ocasião, “Você é muito graciosa. Embora sendo a única negra entre as brancas, é bonita. É bonita de verdade”.
Leia também: Netinho de Paula retorna à TV após 7 anos