Menu

Sorteio coloca River Plate no caminho do Cruzeiro na Libertadores

14/05/2019 às 14:59
Tempo de leitura
3 min

O Cruzeiro descobriu seu adversário nas oitavas de final da Copa Libertadores. E será um velho conhecido das disputas continentais: o River Plate, da Argentina. Em cerimônia realizada na sede da Conmebol, no Paraguai, foram definidos os confrontos da próxima fase da competição.

Além de definir os jogos das oitavas, o sorteio também determinou o chaveamento até a final. Se vier a se classificar, o Cruzeiro enfrentaria Cerro Porteño ou San Lorenzo nas quartas de final. Eventualmente chegando às semis, o time celeste pegaria LDU, Olímpia, Boca Juniors ou Athletico Paranaense.

Sorteio coloca River Plate no caminho do Cruzeiro na Libertadores

Crédito da foto: Jorge Saenz/ AP

Histórico

Cruzeiro e River Plate carregam uma rivalidade antiga e cheia de grandes jogos. Apesar do retrospecto ser mais favorável ao time celeste, no último confronto entre as duas equipes foram os “Millionários” que se deram melhor. Até hoje são 13 confrontos entre as equipes pela Copa Libertadores, com nove vitórias de “La Bestia”, contra quatro dos argentinos.

No último confronto entre as equipes, deu River. Em 2015 os times se enfrentaram nas quartas de final da competição e após vencer por 3 a 0 na Argentina, o Cruzeiro foi goleado no Mineirão. 3 a 0 e de quebra a eliminação do torneio.

Mas sem dúvida o jogo mais emblemático entre as equipes aconteceu em 1976, na final da Libertadores. Após empate nos dois primeiros jogos, uma terceira partida foi realizada em Montevidéu, no Uruguai. O jogo foi eletrizante e quando a partida caminhava para um empate em 2 a 2, o lendário Joãozinho surpreendeu a todos correndo para bater uma falta que seria cobrada por Nelinho, um dos maiores cobradores da história. O goleiro do River ficou sem reação e apenas acompanhou a bola estufar suas redes e dar ao Cruzeiro seu primeiro título continental.

Veja abaixo o vídeo do gol do título de 1976, marcado por Joãozinho, contra o River Plate, com a narração emocionante de que dedica o gol à Roberto Batata que jogou essa Libertadores pelo time, mas que viria a falecer, num acidente de carro, antes da final. A narração é de Vilibaldo Alves.

YouTube video

 

Confrontos

No sorteio dos embates, ficaram definidos os seguintes jogos: River Plate x Cruzeiro; Cerro Porteno x San Lorenzo; LDU x Olímpia; Athletico Paranaense x Boca Juniors; Godoy Cruz x Palmeiras; Grêmio x Libertad; Emelec x Flamengo; Nacional x Internacional. Além disso vale lembrar que todos os times listados em segundo no confronto decidem a classificação em casa, devido a terem se classificado em primeiro nos seus respectivos grupos.

Incrições

A Conmebol permite cinco alterações na lista de inscritos dos clubes para as oitavas, em relação à da fase de grupos. Depois, são mais duas mudanças permitidas nas quartas. Nas semifinais, mais duas. Para a finalíssima, fica vetada novas inscrições. Portanto, o elenco enviado para a penúltima fase do torneio prevalece até o final.

Datas

Os jogos das oitavas de final acontecerão entre 23 e 25 de julho, após a Copa América. As partidas de volta serão realizadas entre 30 de julho e 1° de agosto. Portanto, os times classificados terão uma grande pausa, de mais de dois meses, entre o fim da fase de grupos e o início dos mata-matas.

Sorteio coloca River Plate no caminho do Cruzeiro na Libertadores

Crédito da imagem: Conmebol

 

Última atualização em 19/08/2022 às 08:16