Em partida de dois times bastante defensivos, Suécia bate Suíça por 1 a 0, e avança às quartas de final para enfrentar seleção Inglesa.
O jogo entre Suécia e Suíça
Em partida pouco movimentada e, consequentemente, com poucas chances de gols, suecos e suíços se enfrentaram na manhã desta terça-feira (3), no estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia), com as seguintes formações:
SUÉCIA: Robin Olsen, Mikael Lustig (Krafht), Victor Lindelof, Andreas Granqvist e Ludwig Augustinsson; Viktor Claesson, Gustav Svensson, Albin Ekdal e Emil Forsberg (Olsson); Marcus Berg (Thelin) e Ola Toivonen. Técnico: Janne Andersson
SUÍÇA: Yann Sommer, Michael Lang, Johan Djourou, Manuel Akanji e Ricardo Rodríguez; Valon Behrami, Granit Xhaka, Xherdan Shaqiri, Blerim Dzemaili (Seferovic) e Steven Zuber (Embolo); Josip Drmic. Técnico: Vladimir Petkovic
Primeiro tempo – A Suécia começou buscando o ataque e conseguindo criar duas oportunidades, aos 7 e aos 8 minutos, porém, na primeira, Berg acabou chutando torto, mandando a bola para muito longe da meta. Já na segunda, Ekdal aproveitou uma sobra de bola, dominou e chutou forte, e com perigo, a redonda acabou passando por cima do gol. Aos 30 minutos, Lustig foi punido com cartão amarelo, após agarrar Drmic. Esse foi o terceiro cartão amarelo do lateral-direito que, por consequência, está fora das quartas de final.
Com 33 minutos, foi a vez da Suíça atacar. No lance, Xhaka, jogador do Arsenal, arriscou de muito longe, e a bola passou por cima, bem perto do travessão. Cinco minutos depois, os suíços voltaram ao ataque, em sua, até então, melhor chance na partida. No lance, Dzemaili fez boa tabela com Zuber e chutou forte, de primeira, e a bola foi por cima do gol, assustando o goleiro Olsen. O juiz assinalou 1 minuto de acréscimo, e assim, aos 46, tivemos o fim da primeira etapa que, sem gols, acabou terminando em 0 a 0.
Segundo tempo – Para as segunda etapa, as equipes voltaram com as mesmas formações. E o primeiro lance de perigo foi da seleção sueca, aos 3 minutos. Toivonen aproveitou bom cruzamento, dominoue chutou forte, porém a bola acabou passando por cima do gol. Quatro minutos depois, a Suíça respondeu. Shaqiri levantou a bola na área e Olsen socou para longe, mas Rodríguez fica com o rebote e bate de fora da área, mas a bola desvia a acaba saindo para fora do gol. Aos 15 minutos, o suíço Behrami foi advertido com cartão amrelo, por fazer falta em cima de Forsberg.
O jogo seguiu, e aos 20 minutos, Forsberg carregou a bola com bastante liberdade e, da entrada da área, soltou a bomba. A bola ainda desviou em Akanji para enganar o goleiro e acabar no fundo da rede. 1 a 0 para a Suécia. Dois minutos depois, o volante suíço Xhaka recebeu cartão amarelo por matar lance de contra-ataque. Com 28minutos, o técnico Vladimir Petkovic, da Suíça, promoveu duas substituições. Zuber saiu para entrada de Embolo, e Seferovic ganhou a vaga de Blerim Dzemaili. Nove minutos depois, foi a vez da Suécia mexer duas vezes. Olsson entrou no lugar de Emil Forsberg, e Lustig saiu para entrada de Krafht.
Com 45 minutos, a Suécia voltou a mexer. Marcus Berg foi substituído por Thelin, no comando de ataque. Três minutos depois, o lateral direito Lang foi expulso com cartão vermelho direto, por ser o último homem e matar contra-ataque puxado por Martin Olsson. Na cobrança da falta, aos 51 minutos, Toivonen cobrou com força e goleiro suíço conseguiu espalmar a bola, no que foi o último lance do jogo. Placar final, Suécia 1, Suíça 0.
Com a vitória, a seleção Sueca está classificada para as quartas de final da Copa do mundo, para enfrentar os ingleses, que se classificaram após vencer a Colômbia nos pênaltis, por 4 a 3, em partida realizada na tarde desta terça-feira (03). Confira o chaveamento e os resultados das partidas após o término da fase de oitavas de final:
Leia também: Com ruptura de ligamento, Gustavo Blanco pode ser desfalque na volta do Brasileirão