Menu

Tecnologia 5G chega a Ouro Preto pela operadora TIM

15/09/2023 às 16:21
Tempo de leitura
3 min
Foto: Arquivo/Mais Minas
Foto: Arquivo/Mais Minas

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Plano de Governo e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, celebrou mais um avanço significativo: a implementação da tecnologia 5G na cidade, alinhada à preservação do patrimônio histórico e do meio ambiente.

A tecnologia 5G é de extrema importância devido ao impacto significativo que tem e terá em vários setores da sociedade e da economia. Ela representa uma nova geração de redes móveis, oferecendo maior velocidade, menor latência (tempo de resposta) e maior capacidade de conexão em comparação com as gerações anteriores, como o 4G.

A empresa TIM foi responsável pela ativação do sinal 5G em Ouro Preto, abrangendo 92% do município, por meio de uma antena sustentável conhecida como Biosite. Esse avanço permite fortalecer e expandir a cobertura sem impactar negativamente o ambiente urbano. Para usufruir da nova rede, não é necessário adquirir uma oferta especial ou trocar o chip do celular, bastando possuir um smartphone compatível com a tecnologia 5G.

Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, essa conquista representa uma evolução significativa na comunicação digital em Ouro Preto, resolvendo questões de conectividade que a população enfrentava. O prefeito parabenizou a TIM pela concretização dessa iniciativa e destacou a importância do 5G para a cidade.

+ Ouro Preto recebe escultura monumental que marca sua identidade mineral

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, ressaltou que Ouro Preto se destaca mais uma vez nas ações de inovação e tecnologia ao implementar o 5G. Ele enfatizou que essa tecnologia melhora a qualidade de vida da população e dos turistas, facilitando a conexão das pessoas com a cidade. Guerra agradeceu à Câmara Municipal e ao vereador Vantuir pela Lei n.º 1287/22, que foi essencial para a concretização desse avanço tecnológico.

O vereador Vantuir Silva, autor da Lei que trata sobre a internet 5G, expressou sua satisfação ao ver Ouro Preto como uma das primeiras cidades a serem beneficiadas com essa tecnologia. Ele reforçou o pedido para que o 5G seja ampliado para os distritos e comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento do município nas áreas de saúde, educação e cultura. Esse avanço é visto como um passo significativo no cenário de conectividade e inovação da cidade.

* Com informações da prefeitura de Ouro Preto