The news is by your side.

Tecnologia 5G estará disponível em breve em Ouro Preto-MG

Por Nathália Souza/Prefeitura de Ouro Preto – Buscando acompanhar as evoluções digitais da atualidade, Ouro Preto dá um passo importante no campo da tecnologia telefônica com a implantação de torres de transmissão capazes de transmitir o sinal 5G. Em breve, o sistema estará disponível para toda a população e, mais uma vez, o município avança em inovação e tecnologia na Região dos Inconfidentes.

O responsável pelo projeto de lei é o vereador Vantuir Silva, que afirma que o serviço é muito importante para a nossa cidade: “É com muita satisfação que recebemos a informação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo secretário Felipe Guerra, que, nos próximos dias, chegará ao nosso município a empresa que fará a instalação da internet 5G, que trará inovação na tecnologia para a nossa região, sendo Ouro Preto uma das primeiras cidades a ser contemplada”.

O prefeito Angelo Oswaldo ressalta que essa era uma deficiência gravíssima para o desenvolvimento socioeconômico de Ouro Preto, do ponto de vista tecnológico na comunicação digital. “Nós avançamos agora com a tecnologia 5G, que é uma conquista da maior importância para o avanço da nossa cidade, sendo que, sem isso, nós estaríamos condenados a um ritmo moroso e completamente em descompasso com a atualidade nacional e internacional. Por isso, saímos na frente com a implantação do sistema 5G e isso representa uma grande revolução tecnológica em Ouro Preto”, afirma o prefeito.

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, destaca que, no Brasil, hoje, a internet 5G é uma das principais tecnologias para facilitar a vida das pessoas, das empresas, do serviço público e das instituições em geral: “A Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com Câmara, através de um projeto de lei do vereador Vantuir, saiu na frente regularizando a internet 5G e mostrando resultado. Nós estamos iniciando um processo com a empresa IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, da Inglaterra, para implantação desse sistema 5G em nossa cidade”.

“Como uma das mais importantes desenvolvedoras de infraestrutura compartilhada do mundo, a IHS tem sempre se dedicado a fornecer a operadoras e ISPs as melhores condições de operação, seja em ambientes de difícil acesso, seja, como no caso de Ouro Preto, em áreas com limites para a implantação de novas estruturas de telecom. E é motivo de muito orgulho contribuirmos para a excelência tecnológica deste Patrimônio Mundial e a melhor qualidade de vida para seus visitantes e moradores”, afirma Michel Levy, CEO da IHS Brasil.

Sistema do 5G em Ouro Preto

Desenvolvida e implantada pela IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, a tecnologia de conectividade é camuflada em mobiliário urbano. São elementos integrados às características do ambiente, como os bancos de praça que acomodam em seu interior toda a infraestrutura de telecomunicação.

Uma solução que permite uma implantação sustentável, ágil, respeitando o entorno e as características urbanas, em locais como parques e praças públicas, com menor impacto visual e, do ponto de vista técnico, com todas as funcionalidades de um equipamento tradicional, atendendo muito bem a necessidade de adensamento de rede das operadoras, que aumenta com a chegada do 5G.

Esta inovação também ganha o formato de floreiras, estruturas que servem como um rack para abrigar equipamentos, cobertas por flores na parte de cima. Soluções que são complementadas por postes de rua cilíndricos, semelhantes a postes de iluminação, que guardam em seu próprio interior os equipamentos e acessórios necessários, gerando o mínimo de intervenção visual.

Parceria com o Hub de Inovação

Em conversas feitas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, foi sinalizado também o interesse da empresa em participar de ações e projetos juntamente do Hub de Inovação, que o município tem planejado em parceria com o campus Ouro Preto do IFMG.

Sobre este ambiente de inovação, na próxima quarta-feira, dia 17 de maio, o Hub terá seu pontapé inicial assinado pelo prefeito Angelo Oswaldo e mais informações sobre o projeto serão apresentados em evento gratuito, a partir das 15h, na sede da ACEOP, a Associação Comercial de Ouro Preto, no endereço: R. São José, 132, Centro.