O que você procura?


Mundo tecnológico: Onde a tecnologia wireless move a Internet das Coisas

Elis Bohrer 15 de setembro de 2021 às 16:09
Tempo de leitura
5 min
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Hoje em dia, um dos principais objetivos dos avanços tecnológicos é justamente a redução de fios na conexão de dispositivos. E abaixo você vai ver como o Wireless e o IOT contribuíram e muito com o avanço tecnológico.

Apesar das conexões físicas ainda serem as mais precisas, a conexão wireless já chegou num patamar de confiança suficiente para ser largamente usada em diversos aparelhos eletrônicos, como fones, computadores, celulares etc. Uma das principais utilidades da conexão sem fio é no ramo tecnológico chamado Internet das Coisas (IoT). Porém, o que é exatamente IoT? Como utilizar aparelhos wireless nessa área da eletrônica? Saiba isso e muito mais a partir deste post! E aí, bora lá?

O que é um aparelho wireless?

Um aparelho wireless nada mais é do que um dispositivo de comunicação que não necessita de qualquer tipo de conexão com fio para trocar informação com outros aparelhos.

A tecnologia wireless é usada em uma variedade de dispositivos modernos com o intuito de proporcionar comodidade e uma maior mobilidade ao usuário, também levando em consideração que aparelhos sem fio realizam um importante papel em comunicações via voz e internet.

Tipos de dispositivos wireless

Existem diferentes tipos de dispositivos wireless, mas os principais utilizados usualmente são os seguintes:

Transmissão de Rádio e TV

A comunicação via rádio é uma das primeiras transmissões sem fio já feitas. É um exemplo de comunicação simples em que há apenas o envio de dados pelo transmissor, que é recebido pelos ouvintes. A mesma lógica é aplicada à televisão, porém com o adicional da transmissão de imagens.

Comunicação via Satélite

Um dos tipos mais importantes de comunicação sem fio é o via satélite. Redes mundiais de satélites proporcionam uma cobertura independente para diversas populações. Praticamente todos os tipos de transmissões wireless dependem da comunicação via satélite, como GPS, celulares, smartphones, programas televisivos e a internet.

Celular/Smartphone

Uma das comunicações mais utilizadas no mundo contemporâneo são os celulares e smartphones. Estas foram tecnologias revolucionárias que mudaram completamente o cenário tecnológico do mundo. Inicialmente, esses aparelhos foram desenvolvidos para realizarem ligações, porém, hoje em dia, fazem muito mais do que isso, como se conectarem com a internet, se conectarem via bluetooth, utilizarem GPS e até mesmo transmitirem canais de TV e rádio. As últimas atualizações de aparelhos celulares possibilitam a inserção dessa tecnologia no ramo da Internet das Coisas (IoT) e geram grandes expectativas futuras.

Sistema de Posicionamento Global (GPS)

O GPS é uma tecnologia conhecida mundialmente e extremamente importante para a vida humana, já que seu principal objetivo é localizar pontos e traçar rotas em praticamente qualquer localidade do mundo.

Bluetooth

Bluetooth é uma das mais importantes tecnologias de comunicação a curta distância já inventadas. Ela providencia transmissão de dados, voz e áudio a uma distância máxima de 10 metros. Praticamente todos os dispositivos como celulares, tablets e smartphones possuem uma comunicação bluetooth embutida em seus aparelhos. Hoje em dia, essa tecnologia é largamente utilizada para realizar a comunicação de fones e mouses sem fio em celulares e computadores.

Rede de Comunicação sem fio Local (WLAN)

A Rede de Comunicação sem fio Local, ou simplesmente WLAN (Wi-Fi), é um serviço sem fio relacionado à transmissão de internet. A partir da utilização de um WLAN, diferentes dispositivos são capazes de realizar a conexão com a internet. Logicamente, esta tecnologia é uma das mais usadas atualmente, já que a rede mundial de dados é possivelmente a maior invenção já feita no mundo da computação.

Comunicação Infravermelha

A comunicação infravermelha é outra bastante comum em dispositivos eletrônicos. Essa tecnologia é largamente usada em controles remotos de carros, televisores e equipamentos de áudio.

Onde e como são usados?

Há diversas maneiras de se utilizar dispositivos wireless em nosso cotidiano. Ela pode ser utilizada para assistir TV, ouvir rádio, realizar uma ligação, conectar seu celular via bluetooth a um fone sem fio, mudar de canal utilizando um controle remoto, conectar algum dispositivo eletrônico a internet, se localizar em uma rua desconhecida, etc. As utilidades da comunicação sem fio são realmente ilimitadas, e mais utilidades estão surgindo a cada dia!

O que é IoT?

A Internet das Coisas, ou IoT, pode ser definida como todos os dispositivos eletrônicos por todo o mundo que estão conectados entre si e à internet, capazes de coletar e compartilhar dados. 

Aplicações de dispositivos wireless na IoT

A tecnologia wireless é extremamente necessária para a área de Internet das Coisas, pois, como esta é dependente de conexões entre aparelhos, a comodidade da conexão sem fio facilita muito qualquer projeto nesse ramo da eletrônica.

Uma grande área do IoT que utiliza extensivamente tecnologias wireless é a automação residencial. Alguns projetos exemplos são: criação de dispositivos inteligentes e interconectados em sua residência, desenvolvimento de alarmes residenciais, controle de brilho de lâmpadas, criação de portas automáticas, e muito mais.

Considerações Finais
A partir do post acima, foi possível entender como a Internet das Coisas (IoT) e os dispositivos wireless podem ajudar a transformar o mundo da tecnologia. E na Eletrogate você vai encontrar o que você precisar para seus projetos com Wireless e IOT.