Mais Minas
No Result
View All Result
  • Agenda Cultural
  • Arte, Cultura e Patrimônio
  • Colunas
  • Crimes
  • Dicas
  • Futebol
  • Oportunidades
  • Política
  • Agenda Cultural
  • Arte, Cultura e Patrimônio
  • Colunas
  • Crimes
  • Dicas
  • Futebol
  • Oportunidades
  • Política
No Result
View All Result
Mais Minas
No Result
View All Result
  • Agenda Cultural
  • Arte, Cultura e Patrimônio
  • Colunas
  • Crimes
  • Dicas
  • Futebol
  • Oportunidades
  • Política
Prefeitura de Ouro Preto
CAPA Comportamento

Trabalhar em pé ou sentado: arquiteta oferece soluções saudáveis

Rodolpho Bohrer Rodolpho Bohrer
03/04/2018
em Comportamento, Trabalhador em Foco
A A
Share on FacebookShare on Twitter

LEIA TAMBÉM

244º Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos começa em Congonhas com procissão e missa solene

244º Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos começa em Congonhas com procissão e missa solene

Quando o cuidado se torna algoritmo e a inteligência artificial redefine o afeto

Quando o cuidado se torna algoritmo e a inteligência artificial redefine o afeto

O que o Censo Religioso não diz em voz alta?

O que o Censo Religioso não diz em voz alta?

Sente as pernas inquietas na hora de dormir? A culpa pode ser dessa condição

Sintomas noturnos e diagnóstico tardio marcam a Síndrome das Pernas Inquietas

O corpo do ser humano foi feito para estar em movimento. Desde os nossos antepassados e a partir do desenvolvimento humano, o formato do nosso corpo foi feito para estar em movimento. Exercer uma atividade laboral em que o colaborador permanece muito tempo numa mesma posição pode ser extremamente prejudicial à saúde. Por isso, ambientes corporativos que permitem uma certa movimentação já são quase obrigatórios nos projetos solicitados pelas empresas para os arquitetos. É o que afirma a arquiteta especialista em no conceito de neuroarquitetura e qualidade corporativa, Priscilla Bencke (www.qualidadecorporativa.com.br). Para a profissional, devemos ter claro que quanto mais em movimento a pessoa estiver, mais saudável ela será.
Novas tecnologias podem comprometer a saúde
Com o avanço da tecnologia, as atividades deixaram os colaboradores mais tempo sentados ou em pé. Esse é o primeiro aspecto. O que a arquitetura pode sugerir para ambos os casos é que os ambientes de trabalho estimulem as pessoas a se movimentarem ao longo do dia. “Elas devem assumir e estarem em diferentes posições durante o período de atividade profissional”, destaca a arquiteta.
Priscilla Bencke, que é especialista no conceito de neuroarquitetura e qualidade corporativa, é importante que as pessoas fiquem hora em pé e hora sentadas, seja apoiada em uma banqueta ou semi de pé (nem sentada e nem totalmente em pé). “Oferecer ambientes que tenham múltiplas áreas com diferentes possibilidades dos colaboradores estarem acomodados é uma primeira opção”, observa a arquiteta.
A escolha da cadeira certa
Um dos maiores problemas enfrentados, por exemplo, para quem trabalha muito tempo sentado é a sobrecarga que a postura recebe. “O que a gente fala para aquelas pessoas que ficam muito tempo sentadas é que devem ter muito cuidado, principalmente em relação à postura ao sentar-se”, questiona Priscilla. Portanto, é muito difícil a pessoa estar sentar-se adequadamente se a cadeira não oferece esses ajustes necessários.
Para auxiliar na escolha da melhor cadeira, Priscilla Bencke apresenta os três pontos principais que toda cadeira deveria oferecer para uma postura ideal do usuário:
1 – Elevação de altura do assento. Que possa atender pessoas que têm estaturas e proporções de corpo diferentes. Regular a altura é fundamental para diferentes típicos físicos;
2 – Apoio de braços: para quem trabalha principalmente no computador ou com atividade em cima de uma mesa, precisa estar com o braço apoiado na cadeira e não na mesa. Esse apoio também precisa ser regulável para atender os diferentes perfis físicos das pessoas;
3 – Apoio lombar: isso também é fundamental e primordial, ou seja, as cadeiras precisam oferecer o apoio lombar, porque quando sentamos na cadeira, devemos  estar bem para trás e sentir que a lombar está apoiada.
Escolhida a cadeira, ela precisa ser ajustada em relação à mesa. Por exemplo, na hora em que vai ajustar (apoiar os braços no apoio de braços) os braços devem estar com os cotovelos dobrados em aproximadamente 90 graus. “Varia de pessoa para pessoa, mas essa recomendação é aproximada, já que nem tudo é muito certinho, nem todos conseguem medir esses 90 graus e nem todos têm a mesma estatura ou tamanho de corpo”, ressalta a especialista em neuroarquitetura.
Apoio de braços
Priscilla Bencke recomenda que o apoio de braços deve estar na altura da mesa. Hoje em dia, de acordo com a arquiteta, as mesas são muito altas e fica muito difícil o apoio de braço da cadeira acompanhar a altura delas. Mas é importante frisar que ao descansar os braços no apoio, ele deve ficar numa posição de 90 graus. Para obter essa altura, muitas pessoas usam o apoio de pé. Ela lembra ainda que os joelhos também devem estar dobrados em 90 graus. “São dimensões aproximadas. Se a mesa é muito alta, a gente sobe a cadeira e usa o apoio de pés para ajustar”, complementa.
Colaboradores devem se movimentar a cada 60 minutos
Feito isso, outra dica importante é que as pessoas se mexam de vez em quando, pois não é saudável permanecer o tempo todo numa mesma posição, o corpo deve se movimentar. “Estipule pausas. A cada uma hora faça um intervalo rápido de cinco minutos para pegar um copo de água, levantar-se para fazer uma ligação, andar pelo corredor, para não comprometer a produtividade”, recomenda Priscilla.
Incluir ginástica laboral é uma prática muito sugerida para que os colaboradores façam alongamentos e melhorem a postura, não ficando sempre na mesma posição. Consequentemente, contribui para a inserção e condicionamento físico mais saudável.
Checklist para oferecer qualidade de vida aos colaboradores:
1 – cuidados ao escolher a cadeira;
2 – cuidados no alinhamento e posicionamento da cadeira com a mesa;
3 – adotar hábitos para não ficar o dia inteiro sentado, fazendo pausas a cada 60 minutos.
Dicas para quem trabalha em pé
Para quem trabalha em pé, vale a mesma regra já que ficar na mesma postura não é saudável. Se você está em movimento e consegue fazer pausas, estando em outras posições, é sempre melhor.
Para os profissionais que atuam muitas horas em uma mesma posição em pé, as recomendações da arquiteta são:
1) Importante que a pessoa esteja com o peso distribuído, quanto mais conseguir distribuir o peso do corpo melhor. Evite também sobrecarregar uma perna, por exemplo.
2) Hoje em dia já existem equipamentos que auxiliam, como o tapete antifadiga, que diminui o impacto do calçado com o piso, além de banquetas que servem apenas como apoio para a pessoa que fica muito tempo em pé. Para essa situação, a ginástica laboral também ajuda a posição estática com algumas pausas para alongamento.
Alguns estudos mostram o quanto uma rotina e um estilo de vida saudável influenciam na nossa postura. Fazer exercícios físicos ajuda a desenvolver a musculatura para proteger mais a coluna, que é uma das principais regiões afetadas com uma má postura.
Também existem normas que devem ser cumpridas, explica Priscilla Bencke (www.qualidadecorporativa.com.br), como a NR 17. Esta norma é determinada pelo Ministério do Trabalho para questões de ergonomia, tanto para quem trabalha em pé ou sentado. A norma está diretamente relacionada com a saúde e segurança dos colaboradores e precisa ser seguida pelas empresas. Além disso, serve como referência para orientar profissionais especializados na hora de criar uma solução ideal de ambiente corporativo saudável.
Mais sobre Priscilla Bencke
Especialista em projetos para Ambientes de Trabalho, consultora internacional de Qualidade em Escritórios, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS e pós-graduada em Arquitetura de Interiores pela UniRitter Laureate International Universities. É responsável pela Bencke Arquitetura e atua nas áreas de consultoria, projeto e execução, para empresas que buscam a produtividade através do bem estar e qualidade de vida aos colaboradores. Fundadora do conceito QUALIDADE CORPORATIVA: Smart Workplaces. É a organizadora da agenda de eventos em São Paulo e Porto Alegre sobre a arquitetura e neurociência.

ShareTweetSendShareShare
Rodolpho Bohrer

Rodolpho Bohrer

Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e assistente de edição de texto da Agência de Notícias do Sul da Bahia (Ansuba).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Síria restringe biquínis e exige burkinis em praias e piscinas com novo código conservador

Síria restringe biquínis e exige burkinis em praias e piscinas com novo código conservador

...

Junho Vermelho: campanha reforça a importância da doação de sangue

Junho Vermelho: campanha reforça a importância da doação de sangue

...

Reborns e o esvaziamento relacional na sociedade

Reborns e o esvaziamento relacional na sociedade

...

Estudo revela qual é a música mais feliz do mundo; e você com certeza já ouviu

Estudo revela qual é a música mais feliz do mundo; e você com certeza já ouviu

...

Geração Z tem adotado o 'feed zero' no Instagram; entenda o fenômeno e onde encontrá-los nas redes sociais

Geração Z tem adotado o ‘feed zero’ no Instagram; entenda o fenômeno e onde encontrá-los nas redes sociais

...

Brasil lidera circulação de desinformação sobre autismo, aponta estudo

Brasil lidera circulação de desinformação sobre autismo, aponta estudo

...

Jovem de Juiz de Fora é reconhecido um dos mais inteligentes do mundo

Jovem residente em Juiz de Fora é reconhecido um dos mais inteligentes do mundo

...

Empreendedora mineira conquista prêmio nacional com geleia artesanal feita em Formiga (MG)

Empreendedora mineira conquista prêmio nacional com geleia artesanal feita em Formiga (MG)

...

MAIS LIDAS:

Carnaval de Congonhas 2026 terá blocos tradicionais, escolas de samba e shows com Rodriguinho, Marvvila e Babado Novo
Agenda Cultural

Carnaval de Congonhas 2026 terá blocos tradicionais, escolas de samba e shows com Rodriguinho, Marvvila e Babado Novo

O Carnaval de Congonhas já tem clima de contagem regressiva. A Prefeitura anunciou a programação do “Carnaval pra Todos 2026”,...

Leia maisDetails
"É um privilégio jogar no time do meu coração", diz Matheus Pereira após renovar com o Cruzeiro

“É um privilégio jogar no time do meu coração”, diz Matheus Pereira após renovar com o Cruzeiro

Museu Boulieu abre férias com oficinas gratuitas para crianças em Ouro Preto

Museu Boulieu abre férias com oficinas gratuitas para crianças em Ouro Preto

IFMG Ouro Preto abre seleção para 2 professores substitutos

IFMG Ouro Preto abre seleção para 2 professores substitutos

R$ 50 milhões hoje: Resultado da Mega-Sena 2962 de terça-feira (20/01/26)

R$ 47 milhões hoje: Resultado da Mega-Sena 2962 de terça-feira (20/01/26)

CONTATOS

[email protected] | [email protected] | WhatsApp: (31) 98316-7993

Follow us

SOBRE NÓS

  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Cookies
  • Política de Correção de Erros
  • Princípios Editoriais
  • Política de privacidade
  • Sobre nós
  • Termos de Serviço
No Result
View All Result
  • Anuncie
  • Blog
  • Conheça a Loteria Federal
  • Conheça a Lotofácil, a Loteria mais fácil de ganhar
  • Conheça a Quina, a loteria diária do Brasil
  • Conheça Itabirito
  • Conheça Mariana, a cidade primaz de Minas Gerais
  • Conheça o Atlético, gigante clube de futebol do Brasil
  • Conheça o Cruzeiro, gigante clube de futebol do Brasil
  • Conheça Ouro Preto, cidade patrimônio mundial
  • Contato
  • Declaração de Cookies
  • Downloads
  • Mais Minas
  • Mais Minas – Versão Digital
  • My Bookmarks
  • Política de Cookies
  • Política de Correção de Erros
  • Política de privacidade
  • Princípios Editoriais
  • Samarco
  • Sobre nós
  • Tenha acesso aos melhores sites brasileiros para guest post e post patrocinado
  • Termos de Serviço
  • VALE S.A.